quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Viagem ao Canadá

10/09/2009

Um dos muitos lagos vistos no curso da longa jornada.

Escrito por narcisiorodrigues às 22h57
(2) Vários Comentários] [envie esta mensagem []

Cerca de 2.400 kms depois, eis que chegamos em Winnipeg, no Estado de Manitoba, porta de entrada para as mais importantes belezas naturais do Canadah. Foram tres trechos de cerca de 800km cada dia. Saimos de Laval, perto de Montreal no dia 08 pela manha, rumo aa Trans Canadense. No inicio, estrada duplicada e montanhosa, com varios resorts e estacoes de esqui. Aos poucos a estrada foi se estreitando ateh se tornar de mao dupla, apenas com floresta de  coniferas, ciprestes e abeto balsamico pontilhada de lagos dos mais variados tamanho. Pela estrada, apenas pequenos povoados, de vez em quando um posto de combustivel. Depois, cerca de 200 km soh estrada, floresta e lagos. Nada mais. Sorte que tinhamos abastecido, porque nao houve qualquer aviso acerca dessa distancia sem qualquer apoio. Dormimos numa cidade chamada Timmins, bem no interior do Pais, mas com boa estrutura de hoteis e restaurantes. No dia 09, saimos dessa cidade rumo a Thunder Bay, na divisa com USA. Novamente, floresta, lagos e longas retas pontilhadas por pequenos povoados aa beira da estrada, tipo velho oeste, algumas com postos de combustiveis. Na parte final, perto de Thunder Bay, encontramos montanhas rochosas de um lado da estrada e lagos do outro, num cenario exuberante. Dormimos na referida cidade,com ar de tipica cidade americana, ateh no jeito de falar do povo, mesmo porque se avistava uma cidade americana bem proximo. Hoje ceo saimos dessa cidade rumo a Winnipeg. A paisagem se repetiu no inicio mas quando saimos do Estado de Ontario e entramos no de Manitoba, tudo mudou radicalmente. A estrada tornou duplicada e bem cuidada e comecou com uma reta, com curvas quase imperceptiveis de cerca de 60 km, em subida suave durante todo o trecho ateh chegarmos num Planalto de perder de vista, com muitas fazendas e plantacoes, algo que nao haviamos visto nos outros trechos da longa jornada. Na estrada, limitada a velocidade a 90km em Quebec e Ontario e 100, em Manitoba, todos, menos nos, obedeciam o limite apesar de retas de cerca de 100 quilometros sem uma viva alma. Na estrada, muitas placas avisando da possibilidade de ser cruzada por grandes alces. Nenhum deu as gracas para nos. Muita gente viajando de Trailer, em funcao dos varios campings na regiao e quase 80 por cento dos carros dirigidos pelos canadenses sao camionetes grandes ou SUV. Impressiona. No trajeto, alguns motoqueiros, com customs, pessoal de meia idade, homem com uma moto a mulher com outra. Foi uma experiencia rica jah que conhecemos o ecossistema de grande parte do Canada e a estrutura de suas pequenas cidades. Daqui para frente testaremos novamente dar informes diarios neste blog. Retornem com suas  impressoes, para nos muito importantes. Narcisio e Dirlei.

Escrito por narcisiorodrigues às 22h50

07/09/2009

Transatlantico no Porto de Quebec despejando turistas na bela cidade
Escrito por narcisiorodrigues às 22h02
(2) Vários Comentários] [envie esta mensagem []

Castelo Frontenac, hoje um luxuoso hotel
Escrito por narcisiorodrigues às 21h51
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Hoje conhecemos Quebec. Uma cidade belissima que vale a pena visitar. A mais francesa das cidades que jah visitamos. Tudo falado e escrito em Frances. Diferente das cidades onde predomina o ingles, onde tudo eh escrito nas duas linguas. O povo eh muito radical neste particular. Muito aristocr'atica, tem o maior numero de hoteis de alto luxo por metro quadrado como nunca vimos antes. A cidade tem um relevo muito acidentado, com cidade alta e cidade baixa ligadas por funicular para quem nao quizer ou nao puder subir a peh o morro. Na cidade alta, uma enorme fortaleza preservada e em uso, cercada de lindos parques, ruas luxuosas e o parlamento localizado num lindo predio.  O centro hist'orico entre a alta e a baixa, muito interessante, com varias ruas fechadas com muitos restaurantes, lojas e exposicoes de arte, tudo charmoso e divertido. A cidade estava recebendo uma parada gay o que deu um colorido diferente , com muitos shows e desfiles. No grande rio que divide a cidade, no porto enormes navios de cruzeiro despejando turistas. Com o ceu azul de todos os dias, tudo ficou mais bonito. Adoramos. Depois de conhecermos tudo comecamos a empreender viagem rumo ao oeste. Viajamos ateh uma pequena cidade na Grande Montreal e nos hospedamos num hotel com todo o conforte porque, nos proximos dias enfrentaremos milhares de kms pela Trans Canadah e nao sabemos o que nos espera. No mapa vemos apenas pequeninas cidades no longo percurso e nao sabemos se dormiremos numa fazenda, num pantano, no carro ou de favor na casa de alguem. Who konows. O esp'irito aventureiro, como dissemos, estah aa flor da pele. Nao estranhem se nao escrevermos nada nos proximos dias ou se desaparecermos por um tempo, porque todos se assustam quando falamos que vamos fazer a viagem. se sairmos salvos da empreitada, mandaremos noticias assim que puderem. Rezem para os seus santos fortes e aqui vamos nos. Ateh mais. Dirlei e Narcisio.

Escrito por narcisiorodrigues às 21h43

06/09/2009

Visao noturna de Quebec da suite do vigesimo andar do Hilton
Escrito por narcisiorodrigues às 23h51

Uma visao de Montreal desde o topo do Mont Real
Escrito por narcisiorodrigues às 23h45
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Otawa nao eh holanda mas tem os seus canais
Escrito por narcisiorodrigues às 23h39

Uma das muitas visoes magnificas do Parlamento de Otawa
Escrito por narcisiorodrigues às 23h32
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Um parque florido para simbolizar a beleza de Otawa
Escrito por narcisiorodrigues às 23h27
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Primeiramente, ontem nao conseguimos blogar porque o sinal de wireless do hotel de montreal era muito fraco. Ontem tivemos uma surpresa memoravel. Otawa. Uma cidade liiiiiiiiindissima, nao perdendo para qualquer cidade hist'orica da Europa. Tudo lindo. O rio, o parlamento que parece um castelo europeu,  os belvederes, os parques, so vendo para se ter uma ideia. tentaremos dar uma canjinha com as fotos. Por outro lado, Montreal foi decepcionante. Esperavamos muito dela e nao correspondeu. Uma cidade comum sem nada que impressione. Alguns parques bonitos, cidade subterranea com 30kms de ruas e nada mais. Hoje, 254 kms depois, chegamos em Quebec. Otima impressao ao chegarmos. A cidade estah em festa com a parada gay. O visual noturno eh mangnifico, especialmente do vigesimo andar do Hilton, onde estamos hospedados. A primeira visao desde a nossa suite, a noite, vai nas fotos. Amanha, depois de dissecarmos Quebec, comcaremos a jornada rumo ao oeste. Quase 5000 kms nos aguardam, mas o nosso espirito aventureiro estah agucado. Ateh mais. Dirlei e Narcisio.