quarta-feira, 8 de junho de 2011

Kiss and goodbye


Seguidores e Seguidoras,

Hoje foi dia de despedida da Dinamarca. Por isso o título e a foto, tirada de plaquinhas que ineditamente encontramos nas calçadas do aeroporto de Aalborg, onde fomos trocar o GPS do carro que, como já havia acontecido em viagens anteriores, parou de funcionar. Por isso, aqui vai mais uma dica para quem gosta de viajar de carro com GPS. Ou você traz o teu próprio GPS ou, se alugar, traz o teu como garantia, porque a possibilidade de dar problema é grande, como nossa experiência tem mostrado.

Dica dada, vamos ao dia. O dia começou em Aalborg, no extremo norte da Dinamarca. Um cidade charmosa e gostosa de se conhecer, com um boulevard que leva você deste a estação de trens até o fiorde onde se encontra o porto. Calçadas largas, casario bonito e bem cuidado, lojas de todos os tipos produtos, muito típico no interior da Dinamarca onde, no centro não existem grandes lojas ou shoppings, mas pequenas lojas com tudo o que você precisa. Destacam-se como pontos históricos, o Aalborg Slot, o velho castelo próximo do fiorde, foi construído no início do século XVI, como parte da defesa da cidade e, onde, em suas frias masmorras, aplicavam-se as penas. Impressionantes como são frias. Apesar da temperatura lá fora estar acima de 25 graus, bastava cruzar a porta da masmorra e a temperatura baixava violentamente fazendo você sentir-se dentro de um freezer. Em cerca de três séculos ele foi abandonado pelo simples motivo de que não tinha capacidade de manter provisão de água potável durante os cercos, já que ali não era gerada. Visita imperdível. A Igreja Budolfi, construída no século XII, tem como característica principal ser decorada com o foto dos grandes comerciantes da época de sua construção.

Bem conhecida Aalborg, iniciamos a viagem de retorno até próximo de Copenhage, cerca de 4 horas de viagem, para nos direcionarmos para a Suécia, em Malmö. A viagem, na maior parte feita pelas autopistas E-45 e E-20, nos impressionou pela abundãncia da agricultura na Dinamarca. Todo o percurso foi feito em regiões com vastas plantações, especialmente de trigo, mostrando que, apesar de ser entrecortada de fiordes e com muitas ilhas, a terra é fértil e produz muito, neste pequeno país. Ficaremos devendo a foto da enorme ponte que liga os dois continentes da Dinamarca porque, quando por ela passamos no retorno, havia uma névoa seca que não permitiu uma foto adequada. Atestamos, aqui, todavia, que é uma obra de engenharia incrível e plasticamente muito bonita.

Vale aqui um registro da simpatia e receptividade do povo do interior da Dinamarca para conosco. Só para exemplificar, sempre que parávamos para consultar o mapa, da gente se acercavam pessoas oferecendo ajuda. E assim foi para tudo. Os levaremos no nosso coração.

Ao final da tarde, finalmente chegamos no estreito de oresund, que separa a Dinamarca da Suécia, para conhecermos uma das mais incríveis obras de engenharia dos tempo modernos. A mista ligação túnel/ponte entre os dois países. Na dinamarca começa com o enorme túnel sob o oceano que, de repente, no meio do percurso, emerge do mar para formar uma belíssima ponte. Mas qual o motivo disso? É que, só um túnel ou só uma ponte ficaria muito caro, de custos exagerados. É que a ponte teria que ser muito alta, tal qual a do Rio de Janeiro, para permitir a passagem de navios. Por isso, construiu-se o túnel, para permitir a passagem dos navios e o restante, uma ponte mais baixa, baixou também os custos.  Mede 7.845m e teve a construção iniciada em 1995 e o último posto foi construído em 14/08/1999. Foi inaugurada em 1/07/2000. Antes da inauguração 79871 corredores competiram numa maratona entre Amager/Dinamarca e Skane/Suécia. Muito recomendada sua travessia.

Finalmente estamos em Malmö, na Suécia. As primeiras impressões foram muito boas. Falaremos mais disso, amanhã. Beijos. Narcísio e Dirlei.

Casario do Boulevard de Aalborg

Bela praça ao final do Boulevard

Visão da frente do Aalborg Slot

Visão dos fundos do Castelo de Aalborg

Masmorra gelada do Castelo de Aalborg

Igreja Budolfi de Aalborg

Túnel da ligação Dinamarca/Suécia com o GPS indicando nossa posição no mar

Ponte depois do túnel, na ligação Dinamarca/Suécia

Um comentário:

  1. Caros desbravadores nórdicos,

    Realmente a "Ponte da Amizade" sobre o canal de Oresund -- em 2009 passei por baixo com o navio Star Princess -- é uma impressionante obra de engenharia.Curtam Malmo, em especial a sua singela Lilla Torg. Abraços do Nelson

    ResponderExcluir