segunda-feira, 13 de junho de 2011

Noruega, aqui vamos nós

Seguidores e Seguidoras,

Hoje foi dia de mudança de país. Quase 470km desde Uppsala e aqui estamos, devidamente hospedados no Grand Hotel de Oslo, porque merecemos. Antes da Noruega, porém, ainda temos coisas importantes feitas na Suécia. Assim é que, acordamos cedo, café da manhã e check-out. De Estocolmo nos dirigimos para a pequena Mariefred, antiga Birka, onde a Suécia foi fundada. Fica a oeste de Estocolmo, no imenso e belo Lago Mälaren. Primeira cidade da Suécia, Birka foi fundada na ilha de Björko no século 8º, mas achados arqueológicos apontam para a presença de atividades comerciais na região há pelo menos 1500 anos. Durante os séculos 9°e 10º, Birka se transformou em um entreposto Viking.
A grande atração de Mariefried é o majestoso Gripshalms Slott, erguido para o Rei Gustavo Vasa em 1537 e reformado no século 18 por ordem de Gustavo III. O Palácio é conhecido pelo seu ótimo estado de preservação de seu interior e abriga a Galeria Nacional de Retratos, a qual possui mais de 4000 pinturas dos últimos 500 anos. Em Mariefried há também uma encantadora igreja do século 17 e o Radhus, edifício de madeira do século 18 que servia ao Tribunal de Justiça, além de muitas casas antigas de madeiras, bem preservadas, um bela praça e um calçadão de comércio com seu casario preservado, além do belo lago que a banha. Um visita rápida, mas que valeu totalmente.

Dali, o destino foi Uppsala, um dos povoados mais antigos da Suécia, Uppsala, às margens do rio Fyrisan, é hoje uma divertida  cidade universitária. No centro medieval da cidade ergue-se  a Domkyrkan, a maior catedral gótica da Escandinávia, que data de 1435 e contém relíquias do padroeiro da Suécia, Santo Érico. Em frente á Catedral localiza-se o Gustavianum, construído na década de 1620, onde hoje está instalado o Museu Universitário de Uppsalla. Há uma sala de anatomia do século 17 e antiguidades egípcias, greco-romanas e nórdicas. Perto fica a Carolina Rediviva, biblioteca da universidade. Um cidade bem organizada, bonita e gostosa de se visitar.

Terminada a visita a Uppsala no meio da tarde, tomamos o rumo de Oslo, cerca de 470km dali. A paisagem do norte da Suécia mostrou-se bem plana, com bastante fazendas agrícolas. Ao entrarmos na Noruega, porém, o ecossistema mudou. Terreno montanhoso, muitos lagos e muitas rochas, que permitiram apenas o crescimento dos pinheiros locais. Muitos sinais na estrada alertando para a presença de alces. Quando nos aproximamos mais de Oslo, nova mudança. Fazendas com plantação de trigo e feno, com lindíssimas casas, formando um cartão postal a cada curva.  Chegando em Oslo, um relevo bem montanhoso. Entramos num longo túnel e, quando vimos, já estávamos num terreno mais plano, onde fica a cidade. Pretendíamos dormir aqui duas noites. Ocorre que, em função de shows que a cidade terá nos próximos dias, todos os hotéis já estavam ocupados para amanhã. Assim, contratamos só esta noite e, se for necessário mais um dia, talvez iremos dormir numa cidade próxima e retornar  para terminar o serviço. Hoje quase não tivemos onde jantar já que era feriado de Pentecostes e todos os restaurante estavam fechados, inclusive o do hotel. Fomos sorteados, todavia, com uma indicação do hotel, o Tabibito, restaurante de cozinha aziática. O prato escolhido, um tradiconal macarrão chinês, com mignon e verduras refogadas, se mostrou soberbo. A sobremesa da Blogueira, uma panqueca com manga, sorvete de chá verde e frutas exóticas e a do Blogueiro, uma banana caramelizada, com sorvete crocante e frutas exóticas. Simplesmente maravilhoso, como especial também foi o atendimento. Recomendamos para quem aqui vir. http://www.tabibito.no/ . Amanhã, tudo de Oslo. Beijos. Narcísio e Dirlei.

Gripsholms Slott, Castelo de Mariefred

Antigo Tribunal de Justiça , hoje prefeitura, de Mariefred

Principal praça de Uppsala

Gustavianum, Museu Universitário de Uppsala

A maior catedral gótica da Escandinávia, em Uppsala

visão do interior da catedral

Um dos cartões postais de Uppsala

3 comentários:

  1. Queridos amigos
    Bonito ver o casal de pombinhos namorando mundo afora. Aliás, ontem - dia 12, no Brasil comemoramos o Dia dos Namorados.
    A Beatriz e eu tivemos que nos contentar com um Veuve Clicquot, no Sim's.
    Grande abraço, do Zucco.

    ResponderExcluir
  2. Caros desbravadores nórdicos,

    Feliz estada nesse belíssimo país das montanhas, dos fiordes e repletos de túneis (de Oslo até Bergen contei 42 túneis, sendo que o maior, salvo engano, mede aproximadamente 25 quilômetros),especialmente a sua pequena e acolhedora Oslo. Uma visita ao Parque Vigeland que levou 40 anos para ser construído, em que o grande escultor e seus alunos tiveram a sensibilidade de imprimir à pedra bruta a inocência e as birras das crianças, a alegria dos jovens e a trsteza e a amargura dos velhos, é visita certamente imperdível.
    Um outro passeio, este bem no centro da cidade, próximo ao porto, é ao Akershus Slott e sua Fortaleza. Outros locais tão lindos como esses os amigos por certo descobrirão.
    Estou com voces!
    Abraços do Nelson

    ResponderExcluir
  3. Oi queridos tio e Dirlei!!! A internet anda boicotando o envio dos meus comentários, mas todos os dias eu dou uma espiada no blog para ter um pouco de leveza no meu dia! Adorei a citação a minha pessoa e podem estar certos de que eu efetivamente estou acompanhando vcs nesta surpreendente e deliciosa viagem, mesmo à escassez de comentários. As descrições das atrações, das viagens e das refeições são impagáveis! As refeições aliás, dão água na boca, muito bom gosto o de vcs! Confesso que foi surpresa saber da sujeira em países tão desenvolvidos, mas faz parte né? Nada que estrague o encanto! Beijos e que tudo continue maravilhoso para vocês ... Jossi

    ResponderExcluir