sábado, 11 de junho de 2011

Suécia em retrospectiva

Seguidores e Seguidoras,

Hoje, em destaque, o Vasamuseet e o Skansen. Maravilhosos. O dia amanheceu com céu azul de muito sol e, no ápice do dia, incríveis cerca de 30º, um exagero considerando-se que estamos na Escandinávia. Manga curta até depois das 22h, quando voltamos do jantar. Protetor solar a postos, porque as caminhadas seriam longas, e o foram, por volta das 10h partimos em direção a uma das ilhas de Estocolmo onde estavam os dois principais objetivos nossos do dia. Depois de uma longa caminhada chegamos no Vasamuseet. A peça principal do museu mais popular da cidade é uma embarcação de guerra, enorme, a VASA, que afundou no porto de Estocolmo em sua viagem inaugural, em 1628. Recuperada em 1956, o navio real passou por uma cuidadosa restauração, que lhe devolveu 95% de sua aparência original.

A embarcação é decorada com cerca de 700 figuras e ornamentos esculpidos, criados como uma espécie de propaganda de guerra. O Vasa foi construído por ordem do rei Gustavo II Adolfo, o Leão do Norte, por isso, nada mais natural que a figura de proa seja um leão - ornamento que mede 4m e pesa aproximadamente 450 kilos. Pudemos ver, com precisão, uma maquete em tamanho natural do convés  superior e da cabine  do almirante, filmes mostrando como o navio foi resgatado e milimetricamente recuperado, objetos e reoupas usados pela tripulação de marinheiros, reconstituição da face com aparência e altura dos marinheiros, trabalho feito a partir das ossadas recuperadas e exames de DNA levados a efeito pela Universidade de Uppsala, cidade que visistaremos a seguir. O lugar e, especialmente o navio, são impressionantes. Pudemos subir seis andares no edifício e, ainda assim, não atingimos a real altura da embarcação. Sua recuperação foi perfeita e impressiona os detalhes dessa obra de arte. A cada escotilha que se abre há uma escultura decorando a respectiva janeleta. Há uma réplica, em proporções menores, monstrando a beleza que a embarcação tinha quando foi inaugurada e afundou. Entre os objetos recuperados há um tabuleiro de gamão de um oficial  em um baú com roupas e pertences pessoais. Um museu impressionante. Um lugar imperdível. Esperamos que as fotos possam dar alguma noção, por mínima que seja, da grandiosidade do que vimos nesse museu.

Impressionados com o Vasamuseu,  há poucos minutos de caminhada chegamos no outro museu que pretendíamos visitar hoje, o Skansen. É o primeiro museu  ao ar livre do mundo, tanto que muitas residências e monumentos antigos foram ali assentados ainda nos anos 1800 quando ainda não se tinha a preocupação com a preservação de patrimônios culturais dessa natureza. Ele foi inaugurado em 1891 para mostrar a uma sociedade cada vez mais industrializada, como era a vida  em outros tempos. Cerca de 150 construções de vários locais da Escandinávia revelam o passado de nobres e camponeses, assim como, a cultura dos lapões.

No setor dedicado  às cidades estão expostas casas do século 19, onde vidreiros, padeiros, tricoteiras e outros artesãos demonstram seus ofícios. Duas das mais antigas  peças em exposição são uma casa de fazenda de Dalarna, construída há 650 anos e um armazém do século  14, do leste da Noruega.  Destacamos ainda, a igreja de madeira Seglora, toda a praça da cidade de Skogaholm, várias casas de fazenda, um antigo Spa, com uma enorme torre para conservação de água, vários moinhos de diferentes formas, escolas, etc. tudo vindo originalmente de diferentes cidades da Escandinávia e ali transplantados como eles efetivamente eram. Em cada local desses, alguém vestido com trajes típicos da época, representava com precisão o way of life da respectiva época. 

Para completar, um zoológico com a fauna local, destacando-se os ursos pardos, as renas, os grandes alces, além de pavões circulando livremente entre os visitantes do local. Tudo isso locado numa enorme área verda, na parte mais alta da ilha, próprio para todas a idades e um lugar com atrações para nele se passar um dia inteiro. Ficamos até o final da tarde para poder ver a maioria e as suas principais atrações. Que dia maravilhoso. Obviamente que recomendamos e consideramos imperdíveis para quem aqui vir, essas duas magníficas atrações turísticas.

Fim de tarde, como havíamos programado, fomos visitar a Storkyrkan, a catedral de Estocolmo, erguida há 700 anos e que guarda lembranças de importantes episódios da história sueca. Foi daqui, por exemplo, que o reformador sueco Olaus Petri, disseminou sua mensagem luterana para todo o reino. É também usada nas cerimônias da família real. O interior é em estilo gótico. Destacam-se as cadeiras reais, encimadas por uma grande coroa dourada, próximas aos altar  e o de valor inestimável, a escultura de São Jorge e o dragão, de 1489, criada por Bernt Notke para celebrar a vitória de Sten Sture, o Velho, sobre a Dinamarca. Outros tesouros são o altar em prata, de 1650, e uma pintura, o Parélio - fenômeno luminoso ocorrido no céu de Estocolmo em 1535.

Dali, nos dirigimos para o Restaurante Stortorgskällaren, na praça Stortorget, ao lado da Catedral, para o chopp regulamentar. A entrada de maionese de camarão com ovas de truta, com torradas, que acompanharam o chopp gelado em tulipa alta, deu-nos a certeza de onde jantaríamos à noite, pela qualidade do prato degustado pela Blogueira.

Na volta para o hotel, demos nova passada no prédio da prefeitura de Estocolmo, majestoso e em local donde se tem bela vista da cidade.

Voltamos para o hotel, descanso e banho e, mais tarde, retornamos ao restaurante mencionado onde fomos de salmão e um peixe local chamado cod, no forno, com batatas e um molho de lagosta, que harmonizou com um chardonay californiano. A sobremesa, um bolo de chocolate, com creme e frutas vermelhas, deu um toque final naquele manjar dos deuses. Altamente recomendável já que os clientes já estavam fazendo reserva para o dia seguinte. O endereço: http://www.stortorgskallaren.se/ .

Por fim, uma dica para quem quiser comer carne na Suécia. Se pedir malpassada, virá completamente crua. Se pedir ao ponto, virá malpassada. Que quiser ao ponto, deve pedir bem passada.

Dia maravilhoso. Amanhã tem muito mais. Beijos. Narcísio e Dirlei.


Prédios belos e luxuosos da Av. Strandvägen, Estocolmo

Navio de guerra VASA, no Vasamuseu

Réplica em menor proporção de como era o Vasa

Novo ângulo do Vasa

Casario antigo transplantado de outras cidades no museu a céu aberto Skansen

Tricoteira num armazém de venda de lã, no Skansen

Igreja de cerca de 300 anos de idade, trazida para o Skansen de sua cidade original

Fêmea de Alce com dois filhotes, no Skansen

Rena, animal da região, no Skansen

Altar de prata da Catedral de Estocolmo

Visão mais abrangente do que a foto de ontem da Prefeitura de Estocolmo

Estocolmo às 22,10 horas de hoje

Um comentário:

  1. Caros desbravadores nórdicos,

    A narrativa precisa e impecável, aliada as belíssimas fotos, transportam-me a esses pontos turísticos que ainda hoje trago vivos na retina.
    Felicidades aos amigos. Feliz caminhada!
    Abraços do Nelson

    ResponderExcluir