quinta-feira, 2 de junho de 2011

VIAGEM E PRIMEIRO DIA EM COPENHAGE

Seguidores e Seguidoras,

Ontem, logo cedo, saímos de Floripa para iniciarmos mais uma aventura pelo exterior, agora na Escandinávia. Como já era de se esperar, já que o voo era pela TAM até São Paulo, houve atraso de quase 4 horas. Nenhuma explicação nos foi dada, sequer desculpas do comandante ou da tripulação. Como já tínhamos tido problemas de atendimento com a Tam em outros voos, inclusive um para o exterior, a atitude da empresa não foi novidade para nós. Não a recomendamos. De São Paulo para Londres, voamos num Jumbo 447-400 da British, cuja executiva recomendamos. Cabine privada, cama reta e firme e bom atendimento. Foi a melhor noite num avião que já passamos, especialmente comparada com outras em executivas de outras empresas.

De Londres para Copenhage foi um pulinho e aqui chegamos, por volta das 13,00 horas, hora local, já que estamos com fuso de 5 horas em relação ao Brasil. Sol e muito calor.

Depois de alojados no bem central Best Western, banho tomado, roupa trocada, partimos em direção à Praça Radhuset. Sede da Prefeitura, construída em estilo barroco no início do século 20, acima da entrada há uma estátua do fundador da cidade, o Bispo Absalão. Na torre foi instalado o primeiro Relógio Mundial, com calendário para 570 mil anos. Obra de Jens Olsen, levou 27 anos para ser concluído e começou a funcionar em 1955. A visão geral da Praça ficou prejudicada por uma obra do metrô que a toma quase que por completo. Apesar disso, é uma visita indispensável para quem vem aqui.

Dali adentramos na Stroget(pronuncia-se Stroiet) a mais longa rua de pedestres do mundo. Situada em uma grande  área fechada ao tráfego, bem no coração da cidade, a Stroget é, na verdade, formada por cinco ruas. Na região estão localizadas várias grifes exlusivas, comércio de todo o gênero, restaurantes, bares, performistas de rua, etc. Hoje, por ser feriado aqui, não pudemos ter uma idéia precisa da cidade e do seu povo, já que a cidade estava tomada por turistas. Por isso, uma impressão acerca do que achamos da cidade ficará para as próximas postagens.

Seguindo adiante demos no que hoje foi o mais interessante que conhecemos de Copenhage, o NYHAVN, estreito canal margeado por uma larga calçada, o chamado novo porto foi construído há cerca de 300 anos para atrair o comércio. Durante a maior parte da sua história, o bairro era frequentado por marinheiros e seu ambiente, nada convidativo. Mas após a década de 1970 isso mudou radicalmente. As duas margens do cais agora estão repletas de casas pintadas de cores fortes, muitas erguidas no século 18. Hoje quase todas são ocupadas por bares, restaurantes, estúdios de tatuagem. Um lugar belíssimo e super agitado. Numa mesa de bar lanchamos, tomamos um bom chopp apreciando o movimento, as pessoas e a beleza do lugar. De tão bom, ali gastamos o resto da tarde. Mais uma volta pelo centro e jantamos num restaurante da Stroget (apenas mais um um sanduiche típico, com copo de litro de Calsberg, a cerveja local).

Por volta das 22 horas, ainda com sol, retornamos para o hotel degustando um sorvete de frutas de produção local. Agora, cerca de 23 horas ainda não escureceu plenamente. Amanhã tem mais.

Tentaremos postar, ainda hoje, algumas fotos retratando o dia. Forte abraço a todos. Narcísio e Dirlei.


Um comentário:

  1. Oi meus amores!
    Adorei essa passeio de vocês! Absolutamente delicioso!
    Beijocas

    ResponderExcluir