sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Metz e Estrasburgo, imperdíveis

Seguidores e Seguidoras,

Que dia maravilhoso foi hoje. Duas surpresas positivas. Metz e Estrasburgo, na Alsácia Francesa. Quem não as viu mas gosta de boas surpresas e muita beleza, deve conhecê-las.

Tomado o café da manhã, muito modernoso demais para o nosso gosto, do Suíte Novotel de Nancy, partimos, na metade da manhã, para conhecer Metz, que dista cerca de 54 km de Nancy. Na estrada ficamos preocupados porque uma chuva pesada dizia que teríamos dificuldades para curtir Metz. A sorte nossa, todavia, foi outra. Primeiro, porque erramos uma rua e fomos dar diretamente dentro de um enorme estacionamento subterrâneo, debaixo da Praça da República,  bem no centro da cidade. Segundo, porque Metez nos surpreendeu de forma muito positiva. Terceiro, porque, tão logo saímos do estacionamento subterrâneo, constatamos, incrédulos, que as nuvens e a chuva haviam desaparecido para dar lugar ao calor e ao sol pleno. Como diria o nosso amigo Marcelo Zanellato, os deuses dos viajantes nos protegem. Que continue assim.

Numa primeira olhada, Metz até nos parece dura, mas ela é muitíssimo atraente. Situada na confluência  do Rio Moselle, nosso grande conhecido desde que o visitamos  em toda sua extensão Alemã, com o rio Seille. Como eles sabem, há longos e históricos anos, usar e enfeitar os rios, essa conjugação resultou em coisas magníficas. Vinte pontes cruzam rios e canais ao longo das águas. Cidade galo-romana e hoje capital da Lorena, sempre foi um peão de dança na dança das fronteiras - anexada pela Aemanha em 1870, voltou à França  48 anos  depois, em 1918.

Localizada  em uma colina  sobre o Moselle, a Catedral de St-Etienne dá vista  para o centro histórico. O exterior gótico ostenta arcobantes  surpreendentes e gárgulas  compridas. No interior, os vitrais - do gótico ao moderno, inclusive alguns de Marc Chagall - refletem  luzes cintilantes nas paredes. 

A noroeste  da catedral, uma ponte estreita  de madeira conduz à Île Petit Saulcy, o local do mais antigo teatro francês ainda em uso. Do outro lado da catedral, a Porte des Allemands, que cruza o rio, mais parece um castelo medieval, por causa da ponte, das torres e do portão do século 13, com torres que lembram saleiros. As fotos haverão de dar uma boa idéia do que vimos.

Na Vielle Ville, a bela e impressionante Place  de St-Louis está rodeada de mansões do século 14, com lindas arcadas, tomadas por restaurantes, que distribuíram  mesas no centro da praça, deixando-a linda e acolhedora. Enfim, Metz, apesar de não muito citada nos roteiros turísticos tradicionais, é uma visita que vale todo o esforço de viajar até ela para conhecer a sua beleza plástica e o seu rico patrimônio cultural e histórico.

Conhecida Metz, partimos em direção à mais importante cidade da região da Alsácia. Estrasburgo. Fomos pela A4 e, cerca de 160 kms depois, por uma estrada entre árvores e belos parques nacionais e com os Alpes ao fundo, nela chegamos. Um dicotomia tomou conta de nós, na medida que ora pensávamos que estávamos na França, ora que estávamos na Alemanha. O enxaimel, muito bem cuidado e rico, foi um dos destaques de Estrasburgo.

A meio caminho entre Paris e Praga, Estrasburgo é conhecida como a 'encruzilhada  da Europa'.  A cidade ostenta com desembaraço um ar cosmopolita  europeu - afinal de contas, a famosa catedral já atendeu tanto congregações católicas quanto protestantes - e como uma das capitais da União Européia, ergueu o futurístico prédio do Parlamento Europeu nos arredores  do centro histórico. As atrações tradicionais podem  ser muito bem observadas quando se percorre os canais que circundam a cidade velha. Na caminhada  vêem-se as Pontes Cobertas, ligadas a torres de vigia medievais  que permitiam obsevar os quatro canais do Rio Île e a Petite France, que belo recanto da cidade, um dos bairros onde se curtiam couros, pontilhado de fábricas e atravessando a ponte. Hoje, casas enxaimel com sacadas floridas, restaurantes, livrarias,  artes e tudo tipo de comércio e loja, fazem desse recanto um lugar encantador e imperdível. A catedral Notre-dame, uma obra prima com trabalhos rendilhados em pedra "ergue-se como a mais sublime árvore de Deus, com amplos e abobodados  galhos" conforme observou Goethe. Seu interior  é portentoso pela sua grandeza, mas é despojado, destacando-se  alguns vitrais em rosácea, o órgão e o seu original relógio astronômico, visto como se fosse um altar. Culturalmente, também é muito rica, com museus para todos os públicos e gostos. Uma cidade completa, que tem tudo para deixar o turista, por mais exigente que seja, encantado, desde que ele se disponha a visitá-la por inteiro. Visita altamente recomendada.

Como a cidade estava muito cheia e já era fim de tarde, decidimos seguir em frente e dormir em Obernai, no extremo da Rota dos Vinhos, mas cerca de só 25 kms de Estrasburgo. A primeira passagem por ela, mostra que a visita promete. Nos hospedamos no sofisticado Le Parc, hotel e spa. Um achado. Charmoso, bem decorado e com o ar de um resort de interior. Na janta, apesar de serem pratos bem sofisticados da cozinha francesa e que o nosso francês não era suficiente para decifrá-lo escolhemos um mignon de vitela com trufas e pirê de batadas novas, com um molho divino. Acompanhado de um Pinot Noir da Alsácia, era tão delicioso que ficamos orgulhosos de escolhê-lho mesmo sem conseguir decifrar o cardápio. No mesmo diapasão, a sobremesa de creme de chocolate numa base de pistache e geléia picante, deu um grand finale ao nosso jantar.

Um dia maravilhoso. Obernai e outras jóias da Rota dos Vinhos é assunto para amanhã. Beijo a todos. Narcísio e Dirlei. 

Casario típico de Metz


Mercado Público, coberto de Metz


Interior do organizado e diversificado Mercado Público de Metz


Rio Moselle e Catedral de Metz


Casario e pontes enfeitadas, nos rios que cruzam Metz


Na Île petit Saulcy, o mais antigo teatro francês ainda em uso


Beleza concentrada, em Metz



Na Vielle Ville, em Metz, a Praça ST-Louis, com suas mansões e arcadas


Parte interna da Ponte dos Allemands


A Ponte dos Allemands, em Metz, vista de fora


A Praça da Catedral, em Estrasburgo


O Outono já dá o seu sinal nas árvores de Estrasburgo


Alemanha ou França?


O rio ILL, em Estrasburgo


O casario enxaimel, na exuberante Petit France, em Estrasburgo


Beleza sem fim em Estrasburgo e seus rios


Ponts Couverts, e suas torres de vigia, Estrasburgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário