sexta-feira, 4 de maio de 2012

De Cardiff, no País de Gales ao coração da Inglaterra

Seguidores e Seguidoras,


Hoje foi um dia de grandes surpresas e constatações. Começamos o dia na capital do País de Gales. Cardiff. Uma cidade muito gostosa. Começamos pelo Castelo de Cardiff, bem no centro da cidade. Ele originou-se de um forte romano. No século 12 ergueu-se uma torre dentro das primeiras ruínas. Durante os 700 anos seguintes, o castelo passou por muitas famílias até chegar a John Stuart, filho do conde  de Bute, em 1776.  Seu tataraneto, o 3º marquês de Bute, contratou o arquiteto William Burges, considerado um gênio excêntrico. Entre 1869 e 1881, ele criou a enfeitada mansão atual com imagens medievais e detalhes românticos.

Existem, na verdade, dois castelos dentro da grande murada, o original, no alto de um promontório, construído primeiro em madeira e depois em pedra, no ano de 1085, e o principal descrito acima. Visitamos os dois que ficavam no outro lado da rua do Hilton, onde nos hospedamos e temos que elogiar a suíte espaçosa e o ótimo e completo café da manhã.

Da visita do Castelo original destacamos a vista de toda a cidade que tivemos do alto da sua torre. Ali gastamos o café da manhã, na subida das escadas. O interessante é que ele é composto de um grande pátio com uma grande parede circular, nunca tendo recebido teto. Estudos mostram que nesse pátio havia pequenas construções de aposentos, cobertas.

Quanto ao Grande Castelo, seu interior bem preservado tem como destaque a sala de banquetes, a bibliotca, o Roof Garden e a sala árabe, com mármore no piso e paredes e o teto todo em estilo modejar com detalhes de lápis -lazúli. Um encanto para os olhos. No decorrer da visita, um grupo de alunos do pré, aprendendo ali, ao vivo, sua história. Fantástico.

Depois da visita do castelo, fomos conhecer a cidade de Cardiff. Um cidade completa e bem planejada. Grandes avenidas, ligadas entre si por ruas cobertas, algumas construídas em madeira outras de ferro, formando longos shoppings fechados e muito agradáveis de se visitar porque neles se encontra de tudo. Grande mercado público, com tudo o que se pode imaginar. Um enorme shopping center, moderníssimo. Teatros, o Estádio do Millenium, o porto, tudo à mão. Ruas largas, fechadas ao trânsito e bem calçadas. Um delícia para caminhar e curtir. Visita recomendada. 

Do sul do País de Gales, é o que se aproveita. Dizem que o norte é muito mais interessante e a ele voltaremos quando mais próximo, subindo pela Inglaterra. E é o que vamos fazer. Retornamos para a Inglaterra, no início da tarde, não sem antes passar por uma longa e estaiada ponte que liga os dois países, sobre o mar. Compara-se com a que liga os dois continentes da Dinamarca, que visitamos em junho do ano passado e que está bem descrita neste blog.

Na Inglaterra, começamos por Gloucester. Não vale a pena. Demos uma passeada de carro por ela e como não vimos nada de interessante,  seguimos viagem rumo a Cheltenham. Esta sim, muito interessante. Com longas promenades arborizadas, feira de rua, Festival de jazz bombando a vida cultural, grandes centros comerciais. Um bom começo para o que estava por vir. O Passeio pelos Jardins das Midlands.

Essa região é conhecida como o coração da Inglaterra. E é belíssima. Pegamos a estrada interiorana B4632. As charmosas casas construídas com pedra das montanhas Cotswold completam, de maneira perfeita, os jardins que fazem a fama da região. Este percurso pitoresco de Cheltenham mostra todo tipo de jardins, dos pequeninos, na frente dos chalés, repletos de campânulas e malvas, aos parques habitados por cervos das casas nobres do interior. Muitas fazendas, com cercas de taipas e ovelhas e pastagens vertejantes, típicas do interior da Inglaterra com a casa sede magnificamente construída e decorada. No caminho, vê-se, também, a linha das montanhas e Cotswold, com paisagens espetaculares e alguns dos mais bonitos povoados das Midlands. Paramos em alguns deles.

Destacamos Winchcombe. Frio de 10 graus e cheiro das lareiras no ar. O Casario antigo de pedra da região, todo muito bem conservado. Um povo agradabilíssimo. Docerias e padarias com coisas típicas da região e ricamente decoradas. A igreja, o Castelo, a paisagem...Um sonho. A Inglaterra na sua essência. Isso que faz nossas viagens valer a pena. Num pacote de viagem você não chegaria ali e se chegasse não teria tempo de curtir e sentir o que sentimos hoje.

E fomos nesse diapasão, com o espítito enlevado, que chegamos a Stratford-on-Avon, onde estamos, num hotel que fica num casarão antigo, como as fotos mostrarão, no estílo Tudor, com grande parte dos prédios antigos da cidade e, mais importante, aqui nasceu Shakespeare, sua casa, ainda preservada, será mostrada nas fotos. A cidade gira em torno dele. Muitos museus, hotéis de alto nível, restaurantes na mesma linha. Um sonho de cidade. Amanhã a conheceremos mais a fundo, mas o que vimos hoje causou um excelente impressão.

O jantar foi um caso à parte. Passamos, quando conhecíamos a cidade, nas proximidades do The Church Street Townhouse e um cheiro delicioso exalava da sua cozinha. Além disso, estava quase lotado. A propósito, se a cozinha exala bons cheiros, não temos dúvida em escolher o restaurante. Não tem erro, mesmo porque, a blogueira entende muito disso. Sempre comida de primeira linha. Hoje não foi diferente. Um entrada com pães quentes da casa com azeitonas. Um vinho merlot chileno. 8 onças de olho de costela(eyerib), ao ponto, com tomate e mushrooms assados, verdura e batata e sobremesa com uma torta local com sorvete, hummmmm. Divino. Recomendamos mil vezes.

Nesse clima, voltamos ao hotel e como estava frio na rua, sentamos num gostoso sofá, na frente de uma lareira e ouvindo um pianista a tocar no mesmo ambiente. Que gran finale. Amanhã tem muito mais. Beijo a todos.

Casa em estilo Tudor, o Hotel onde estamos hoje


O blogueiro, em frente da casa onde nasceu Shakespeare, em Stradford-on- Avon
Visão do centro administrativo de Cardiff, deste a torre do castelo original


O Castelo de Cardiff


O castelo original de Cardiff, de 1085 dc


Detalhes do teto da sala árabe, do Castelo de Cardiff


Rua principal de Cardiff, de onde partem os shoppings das ruas cobertas


A blogueira, com um galês típico, numa das ruas cobertas de Cardiff


Rua coberta, em madeira, de Cardiff


Praça principal de Cheltenham


Promenades de Cheltenham


Delegacia de Winchcombe


Hotel onde estamos hospedados em Stratfor On Avon






5 comentários:

  1. Prezados Dr. Narcísio e Dirlei,
    Ao que parece a viagem está sendo maravilhosa! A postagem de hoje me foi muito especial, pois já fiz esse trajeto de Cotswold e Straford-upon-Avon nos tempos de meu intercâmbio, e me fez relembrar momentos felizes de minha vida.
    Desejo que a viagem continue sendo prazerosa, uma vez que a "carona" está sendo imperdível!
    Grande abraço,
    Tehane

    ResponderExcluir
  2. Saudades de vocês!
    Tô de olho no blog!
    Beijoca

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dirlei e Narcísio
    Estou pegando carona na viagem de vocês com uns diazinhos de atraso...
    Lindas fotos. Referência ao jantar de dar água na boca!!! Como em todos os relatos vocês sempre fazem referências aos jantares e aos vinhos, seria interessante passar para nós a receita de como manter a forma depois de tantas comidas maravilhosas!!! Eu, por exemplo, na última viagem à Itália incorporei uns 5 kg, difíceis de eliminar!!! Mas vocês mantêm sempre a forma. Como isto é possível?
    Grande abraço, do Zucco.

    ResponderExcluir
  4. Olá viajantes! Fotos legais... e esse jantar, tenho que anotar!!! Estive em Stratford-on-Avon há mais de 20 anos atrás (rsrsss) qdo fiz meu DR na Espanha... Bateu saudade agora ao ver seu relato. Da última vez que tive no UK (ano passado) fui somente a Edinburg e Londres. Seus relatos são ótimos e nos animam a fazer o mesmo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Ana. Sua opinião qualificada para nós foi muito importante e motivadora. Espero que tenha acompanhado e gostado da viagem. Estamos respondendo só agora porque na viagem a internet não estava muito boa, especialmente na Inglaterra. Estamos também de olho no teu blog para colhermos sugestões. Boas viagens. Abraço. Narcísio e Dirlei.

      Excluir