domingo, 27 de maio de 2012

Eden Project, respeito à natureza e ao prazer. Agora Oxford

Seguidores e Seguidoras,

Hoje foi um dia para confirmar que é possível recuperar o meio ambiente degradado com respeito e criatividade. Basta visitar, como fizemos, o Eden Project, localizado próximo da cidade de Saint Austell, na Cornualha, bem no sul da Inglaterra. Um lugar especial, inacreditável, belo e emocionante.

Construído em um fosso de Caulim que chegou ao fim da vida útil num horrendo buraco profundo de terra desnuda, o Eden Project é uma espécie de parque temático e um belo cenário para abordar a fascinante história da relação entre o homem e a flora. Duas estufas futurísticas que, se possível, pretendemos retratar em fotos, chamadas biomas, reproduzem ambientes de climas mais quentes: um quente e úmido, outro morno e seco. O lado de fora dos biomas exibe espécies comuns ao clima da Cornualha.

No lado quente e úmido, as regiões próximas do Equador, incluindo a Amazônia. Um espetáculo. Cachoeira, riacho corrente, mamão, banana, café, cacau, xaxim, pitanga, grandes palmeiras, pássaros, calor e umidade e uma variedade de plantas e árvores de todos nós conhecidas. Um lugar futurista mostrando como uma tragédia ambiental pode ser tornar um lugar de educação turismo, aprendizado para crianças, jovens e adultos. Quem olha a foto de como era o local destruído e o compara com a situação atual não acredita que são os mesmos lugares. É realmente um lugar que nossos políticos e administradores deveriam visitar para saberem como transformar um passivo ambiental, num lucro para a natureza, para a educação e para o turismo com entrada de montanhas de dinheiro.

Um dos lugares que mais nos encantou e emocionou nesta viagem. Um lugar que quem puder, deve visitar porque é diferente de tudo o que já vimos no mundo nessa área.  Futurista, educativo, belíssimo e acima de tudo exemplar. Visitem porque vale muito a pena.

Emocionados pela experiência, iniciamos o retorno para mais perto de Londres onde, na quarta-feira iniciaremos o retorno para casa. Depois de 364 kms de estrada, chegamos a Oxford no final da tarde. Finalmente nos hospedamos num castelo, coisa que foi comum na viagem da França e não aqui, terra de muitos castelos e palácios. O Malmaison se instalou num grande castelo no centro de Oxford  com muito  luxo e criatividade. Já tínhamos nos hospedado neste mesmo hotel em Belfast. Custa um pouquinho mais, mas tudo é bom, desde as instalações até o jantar e o café de manhã. Aqui ficaremos nas próximas duas noites. 

Já demos uma primeiro passeio no centro de Oxford, somente para desintoxicar da viagem, e as primeiras impressões foram muito, mais muito melhores que Cambridge. Amanhã daremos detalhes. Até lá. Beijo a todos.

Visão geral do Eden Project


Visão ds flores do mediterrâneo

Paisagem mediterrânea

Palmeiras, no lado do mediterrâneo

Pitangueira con fruto, na área das florestas úmidas da linha do Equador

Bananeira com cacho

Cacaueiro frutificado

Cachoeira que forma um riacho no meio da floresta úmida

Plena floresta, no interior do Bioma





Foto do buraco resultado da exploração do Caulim

O horrendo buraco hoje

O Malmaison, no castelo onde estamos hospedados em Oxford

Um pequena mostra de Oxford, que aprofundaremos amanhã


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário