terça-feira, 8 de maio de 2012

Manchester e emoções de Liverpool

Seguidores e Seguidoras,

Hoje começamos o dia com tempo bom. A metereologia da BBC divulgou que nos próximos dias teremos tempo bom. Mas não confiamos. Aqui no Reino Unido é comum ter todas as estações no mesmo dia, quer seja no que se refere à temperatura, quer se refira a tempo seco ou chuva. Hoje não tivemos chuva. Thanks god.

Após uma rápida visita na bela catedral de Chester nos direcionamos para conhecer uma das maiores cidades da Inglaterra. Manchester. Não nos decepcionamos com ela. Ao contrário. Apesar de notícias que tínhamos que seria apenas uma cidade grande da região mais industrializada da Inglaterra, ela se mostrou bonita, simpática, bem resolvida e gostosa de ser visitada. É uma cidade bonita e compacta, com muito para se ver na área central. Da era vitoriana da riqueza do algodão, a cidade herdou uma arquitetura industrial imponente, que atualmente fornece novos locais para expansão urbana. A antiga estação de trens, por exemplo, é hoje o G-Mex Centre, um enorme complexo de exposições e congressos. Entre outras belas edições  do século 19 estão a notável Biblioteca John Rylands, fundada há mais de um século pela viúva do milionário do algodão, e o prédio renascentista Free Trade Hall de 1856, atual hotel Radisson, que fica no lugar do Massacre de Perterloo, acontecido em 1819, quando as condições de trabalho nas fábricas de Manchester eram tão ruins que a tensão social chegou ao auge. Em 16 de agosto, 50 mil pessoas se reuniram na ST. Peter's Field para protestar contra as leis  opressivas. Foram massacrados pela cavalaria, com onze mortos  e muitos feridos. O sangue não foi derramado em vão. No mesmo ano vieram reformas, como a Lei do Trabalho.  Destaca-se, também, o imponente prédio da prefeitura e seus diversos museus, dando consistência cultural á cidade. Vale muito uma visita.

Por volta das 16,00 horas deixamos a cidade rumo a Liverpool. Dela só falaremos amanhã. Hoje foi dia de muita emoção. Depois de termos assistido um magnífico show de Paul McCartney em Florianópolis, hoje visitamos o Cavern Club, onde começaram sua inigualável carreira, além de outros pubs na região que fazem homenagens a eles  e tocam suas músicas.

Liverpool produziu várias boas bandas de música e inúmeros cantores, comediantes e artista, antes  e depois da década de 1960, mas os Beatles, Paul McCartney, George Harrison, John Lennon e Ringo Star, foram os mais célebres. Cultuamos os lugares por onde passaram, como sagrados. Foi uma emoção indiscritível que ficará para sempre na nossa memória.

Depois de muito chopp no Tavern Club, donde saímos quase tortos, decidimos que não era dia para jantar formal, já que o clima não permitia. Fomos de pizza de pepperoni bem apimentado, com mais chopp. Não dá para explicar como conseguimos chegar no Crowne de volta.

Amanhã tem muito mais de Liverpool e de Beatles. Até lá. Beijo a todos.

PS. O sinal de internet dos hotéis aqui no norte da Inglaterra está impossibilitando a postagem de fotos. Quando em outros países e locais demora alguns segundos para baixar uma foto, aqui tem demorado de 4 a 5 minutos. Prometemos, tão logo encontremos um melhor sinal, publicar todas em atraso, de ontem e de hoje.
Hoje só duas fotos de ontem, das paisagens do interior do País de Gales





5 comentários:

  1. Gente, está sendo uma delícia viajar com vocês!! =) Aproveitem bastante!

    ResponderExcluir
  2. Queridos amigos
    Mesmo às vezes quieto, continuo no banco de trás, de carona na maravilhosa viagem de vocês.
    Abração, do Zucco.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal!! Nem sempre tenho tempo de comentar, mas sempre arranjo um tempinho para "espiar" o que vcs andam fazendo ... Bjs Jossi

    ResponderExcluir
  4. Queridos Desbravadores,

    Também, a exemplo do Zucco, estou desde o primeiro minuto da primeira hora dessa magnífica viagem, de carona com vocês, mas bem quieto para não distraí-los, a fim de que possam curtir e registrar bem no fundo da alma toda a beleza desses lindos países que agora elegeram, e que ano passado tive a feliz oportunidade de conhecê-los.
    Abraços do amigo
    Nelson Mendes

    ResponderExcluir