quarta-feira, 23 de maio de 2012

Norwich, Cambridge e um encontro inusitado

Seguidores e Seguidoras,

Hoje o dia foi dedicado a Norwich, uma cidade  com um rico patrimônio histórico preservado e à famosa cidade universitária de Cambridge, onde nossa filha Juliana teve aprovação com A, em proficiência na língua inglesa. Foi dia, também, de um encontro para lá de inusitado. Em pleno centro de Cambridge nos encontramos com quatro casais de Florianópolis que juntos estão viajando pelo Reino Unido. Nas conversas que mantivemos, encontramos vários amigos e conhecidos comuns, inclusive do Ministério Público. Serviu, também, para matar um pouco da saudade da nossa terrinha. Postaremos foto do encontro.

Pois bem, hoje pela manhã saímos cedo do hotel onde ficamos em Lincoln e nos dirigimos mais ao sul para a cidade de Norwich, dado o seu rico patrimônio histórico. No coração da zona rual da Ânglia Oriental, é uma das mais conservadas cidades britânicas e está envolvida numa atmosfera rústica. A cidade foi fortificada pelos saxões no século 9° e ainda mantém a irregular planta  de ruas daquela época. Com a chegada dos imigrantes de Flandres no começo do século 12 e o estabelecimento da indústria  têxtil, a cidade se tornou um próspero  mercado e foi  a segunda cidade mais importante do País até a revolução industrial.

As partes mais antigas da cidade são a Elm Street, uma das mais belas ruas medievais  da Inglaterra, e Tombland, o velho mercado saxão ao lado da catedral. Ambas têm prédios  medivais bem conservados, em áreas agradáveis como pequenas lojas. No tocante à catedral, uma história interessante. Foi fundada em 1096 e construída com pedras vindas de Caen, na França. Percebemos, inclusive, a coincidência da coloração das pedras com aquela vista em várias igrejas da França em setembro último e que está aqui neste blog. O diferencial da cidade, realmente são seus prédios medievais muito bem conservados.

A Elm Street, realmente mantém o seu ar Medieval. Como beleza plástica, já vimos outras mais bonitas, mas com esse conjunto de prédios bem antigos e conservados, realmente ela é original e merece ser vista. Quem isto aprecia, deve visitá-la. Valeu a pena ter ido até lá.

No início da tarde nos deslocamos, numa infindável planície tomada pela agricultura, para a cidade universitária de Cambridge. Ela é importante deste  os romanos, quando se tornou o primeiro ponto navegável  do Rio Cam, que a corta. No século 11, ordens reliogiosas começaram a se fixar na cidade e, em 1209, um grupo de religiosos eruditos veio para cá ao romper com a Universidade de Oxford por motivos acadêmicos e religiosos. Deu para perceber, nas visitas que fizemos, que a religião dá o tom. Todas têm igrejas ou capelas e em algumas delas está afixado os horários de preces.

A Universidade de Cambridge tem 31 faculdades. A mais velha é a Peterhouse, de 1284, e a mais nova a Robison, de 1979. Reunidas em torno do centro da cidade, a maioria delas oferecem  calmos jardins à beira do rio Cam, conhecidos como Backs, porque ficam atrás dos prédios. Mesmo as que não estão à beira do rio, ostentam grandes jardins gramados onde, hoje, pelo calor e céu azul, estavam repletos de universitários tomando sol.

A mais importante e imponente é o King's College. Henrique VI fundou a 'faculdade do rei' em 1441. A construção da capela - um dos mais importantes exemplos de arquitetura medieval tardia na Inglaterra - começou cinco anos depois e levou 70 anos para ficar pronta. O próprio Henrique decidiu que a capela deveria ser  a construção mais imponente da cidade e especificou as suas dimensões: 88m de comprimento, 12 de lagura  e 29 de altura. Um prédio realmente imponente.

A cidade  efetivamente se destaca pelo clima universitário e seus imponentes prédios das faculdades. O seu rio, também é lindo de ser visto, inclusive com passeios de gondoleiros, pelo fato dos jardins das faculdades darem nele.

Andar pelo seu centro histórico, todavia, não vale a pena. Aqui e acolá, alguns cojuntos de prédios históricos bem preservados. Andar de carro é um tormento, pela enorme quantidade de bicicletas, uma marca da cidade. Andar a pé também é um perigo, pelo risco constante de ser atropelado pelos ciclitas. Um centro muito bagunçado. Por tudo isso, recomendamos a visita realmente pelas faculdades e seus maravilhosos e imponentes prédios.

Amanhã rumaremos mais para o sul, já que dentro de uma semana estaremos voltando. Contaremos tudo aqui. Beijo a todos.

PS. Por problemas no sinal da internet do hotel, só foi possível publicar uma foto de Norwich, que tentaremos publicar amanhã.

A Elm Street, rua medieval de Norwich
  
Faculdade de Cambridge e seu gramado

King's College, o mais famoso de Cambridge

A imponente Capela do King's

Passeio pelo Rio Cam, com os jardins das Faculdades

Visão do King's, desde o rio Cam


Casario do centro de Cambridge

A blogueira e os amigos de Floripa que encontramos em Cambridge

Visão do Rio Cam e de outra faculdade



Paisagem do Rio Cam

Um comentário:

  1. Depois dizem que Floripa é uma ervilha!
    Ervilha viajante essa! :D
    Lindas as fotos! Beijocas



    Blog Café das Quatro
    www.cafedasquatro.com

    ResponderExcluir