terça-feira, 22 de maio de 2012

York, a luxúria de Chatsworth e Lincoln

Seguidores e seguidoras,

Hoje, dia de verão na Inglaterra, céu azul e máxima de 28 graus. Acreditem se quiserem. Foi dia para curtir a vida, como adoramos fazer, ir da beleza de York, à luxúria de Chatsworth e a beleza calma e encantadora de Lincoln, no coração das Midllands inglesas.

Vamos começar por York. Que maravilha. Começamos pelo fim. Um cantor de rua, com vóz de barítono, cantando música country e tudo mais, incluíndo Neil Young, Johny Nash e por aí afora. Paramos, ouvimos, pagamos, tudo para comemorar a bela experiência de conhecer York.

A cidade de York conservou tanto a sua  estrutura medieval, que andar pelo centro é como penetrar em um museu vivo. Muitas casas antigas com madeirame aparente, encaixadas em ruas  estreitas e sinuosas, como a Shambles, têm proteção legal. O carros são proibidos de viajar na área e sempre há bicicletas e estudantes  trepidando nas ruas de pedra. A posição estratégica da cidade  fez com que se desenvolvesse como centro ferroviário  no século 19.

O grande destaque de York é a grandiosa York Minster, maior catedral gótica  ao norte dos Alpes. York Minster tem 158 m de comprimento e 76 m de altura e abriga o maior acervo de vitrais medievais da Grã-Bretanha. A palavra Minster costuma se referir à igrejas  servidas por monges, mas foram os padres que sempre trabalharam lá. Sua origem foi  uma capela de madeira, onde foi batisado o rei-santo Eduíno em 627. A atual começou a ser construída em 1220 e terminad 250 anos depois.

Destacam-se, ainda, além de todo o casario medieval, dos grandes e verdes parques humanizando a cidade, o Jorvik museu,  este construído sobre um povoamento viking, hoje incorpora tecnologia avançada  para dar vida a vários aspectos do mundo viking, reproduzindo até mesmo cheiros da época.

York é muito especial. Suas ruas, seu casario, seus museus, sua catedral formam um conjunto harmônico e belo que certamente merecem um visita de quem se considere um verdadeiro turista. Visita obrigatoriamente recomendada. E o cantor da Piccadily Street foi um fecho de ouro para nossa visita nesta maravilhosa cidade.

De York saímos rumo à casa e jardim de Chatsworth. O luxo, na sua definição máxima. Chatsworth é uma das mais notáveis casas nobres do interior da Grã-Bretanha. Entre 1687 e 1707, o 4º Duque  de Devonshire substitui o solar Tudor original por este  palácio barroco. A casa tem um maravilhoso jardim  desenhado por Capability Brown e executado pelo jardineiro-chefe Joseph Paston, em meados do século passado. A visita à casa é uma experiência chocante, se olhada pelos olhos racionais. Obras de arte de todo o mundo, salões e mais salões ricamente pintados até o teto, milhares de  outros objetos de decoração que desafiam a sua imaginação.

Os jardins, são outra obra prima. Cascatas de água vinda da montanha, espelhos d'água, esculturas com pedras do local, jardins de toda ordem, labirintos de plantas e tudo mais que você possa imaginar. 

Foi uma visita aguçadora tanto dos sentidos como do senso crítico, ante o excesso de luxo numa época em que a sociedade em geral vivia na miséria. Imperdível, tamanha a  beleza e a riqueza de que são revestidos o interior da casa como seus jardins exteriores, criativos e muito bem conservados.

De lá, já no fim da tarde, chegamos a Lincoln. Alguém que nos acompanha já esteve em Lincoln?Talvez sim. Mas todos aqui se referem a nós como  sendo os primeiros brasileiros a visitar este local. Se conhecerem alguém que por aqui já esteve, que comente esta postagem. Uma tetéia de cidade. Destacando-se na planura  da região de Fens, a cidade se ergue sobre um rochedo à beira do Rio Witham, permitindo que se avistem lá embaixo,  parte da cidade fora dos seus limites medievais.

Na cidade, destam-se o castelo, fundado pelos romanos  que fundaram a primeira fortaleza local, sua Catedral enorme, e seu povo maravilhoso e educado.

Amanhã desceremos mais para o sul, para a visita, se pudermos da cidade e da Universidade de Cambridge. O jantar foi aqui no hotel, com um pinot noir da Argentina para harmonizar com sirloin steak ao ponto e para ser arrematado com uma sobremesa de morango com suspiros e nata, tudo para bem metabolizar o vinho.
Amanhã tem muito mais. Beijos a todos.

Torre que restou do Castelo de York

Prédio histórico de York

Ponte Romana de 77 d.c.

A famosa e enorme York Minster

Casario gorgiano de York

Interior da York Minster

Visão da praça em frente à Catedral

Visão da enorme nave central da Catedral de York

Resquício da murada da cidade de York

Museu de arte e povo de York ao sol

York, cidade humanizada para proveito de seu povo

Visão das igrejas e casario de York


Decoração em madeira de uma das salas do Chatsworth

Cantor na piccadilly de York


Sala de estar da luxuosa Chatsworth

Elaborados jardins de Chatsworth

Cascata vinda da montanha, Chatsworth

Espelho de água com chafariz, Chatsworth

vista de parte do castelo de Lincoln

Parte das instalações externas de Chatsworth

Visão de murada e das torres da catedral de Lincoln

Catedral de Linconl

Murada medieval de Lincoln

Vila medieval do bispo de Lincoln

Ruas estreitas de Lincoln, que convergem da catedral para a cidade baixa

Casario da principal praça de Linconl

Visão do casario de Linconl

Idem


Nenhum comentário:

Postar um comentário