segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Kiev por inteiro

Seguidores e Seguidoras,


Hoje foi dia dedicado para conhecer Kiev e seus principais monumentos turísticos mais a fundo. Kiev, diferente das anteriores repúblicas do Báltico, é uma cidade enorme, com todos problemas de uma cidade dessa dimensão. Muitos congestionamentos e, especialmente, motoristas muito mal educados. Com exceção da principal rua da cidade, a Khreschtyk, em todas as demais, os carros simplesmente estacionam em qualquer lugar, mesmo sobre as calçadas das principais ruas com movimento de pedestres e os guardas simplesmente fazem de conta que está tudo normal. Nós que andamos muito hoje, sentimos o problema na pele, tanto que postaremos algumas fotos para que todos sintam a dimensão do problema. Certamente que é fruto da corrupção que impera no País, conforme nos explicou a nossa guia Vitória, fato que tem impedido eles de entrarem na União Européia. Tentaram alterar as leis para se adaptar às regras da União Européia, mas os corruptos, para manutenção do seu status, introduziram regras nesse sentido nas entrelinhas, fato que tira ainda mais a possibilidade de  conseguirem seu intento. De outro lado, grande parte da população e dos governantes, ainda sonham manter-se aliados à Rússia que aqui ainda exerce um fascínio apesar deles terem sofrido, como todos os povos da região, agressões de toda ordem, conforme já relatamos nas postagens anteriores. Percebe-se que eles merecem viver sob o jugo da ditadura disfarçada e da corrupção hoje imperante na Rússia.

A cidade, todavia, tem muitas coisas para serem vistas e apreciadas. A sua rua principal, com grandes calçadões nas duas laterais, desemboca numa grande praça onde  está o monumento da liberdade da Ucrânia, do escultor A. Kutz e que mostraremos em foto.

Em visita guiada, conhecemos  o Monastério Mijailovskiy, do século XII, que foi todo desmontado durante o regime soviético, para construção de uma praça e agora, reconstruído entre 1997 e 2000, retomou o seu esplendor. Ali próximo, sobre o monte Volodimir, onde seu deu a fundação da cidade, está a Catedral San Andrés, desenhada pelo famoso arquiteto da época, Rastelli, de cujo pátio se tem uma vista  do grande Rio Dnipro, que corta a cidade e forma diversas ilhas onde foi construída a parte residencial nova da cidade, além de uma grande praia onde o povo de Kiev aproveita o verão curto daqui. O rio era muito mais largo mas uma represa feita aqui próximo para conter as cheias, mudou integralmente o seu curso com um intenso assoreamento de areia, donde temos ali a inusitada praia.

No lado oposto do Monastério antes mencionado, está um dos principais pontos turísticos de Kiev, a majestosa Catedral Santa Sofia. Foi construída entre os anos de 1017 e 1037, durante o reinado de Yaroslav, o sábio, para rivalizar em tudo com a similar de Istambul na Turquia. Inicialmente, tinham treze torres, simbolizando cristo e seus doze apóstolos. Hoje tem apenas doze. Na ocupação soviética foi transformada em museu, depois que não tiveram recursos para derrubá-la, como feito com o monastério, e, por isso, ali fizeram uma grande obra de restauração dos afrescos do século XI, quase todos recuperados debaixo de várias camadas de pinturas feitas no passar dos anos. Seu piso, em ferro fundido, inédito, também permanece, no mesmo nível original da catedral, que foi rebaixado para manter como antes já que, com o tempo, havia sido levantado. Os mosaicos originais de Santa Sofia, no altar, e de Cristo, na cúpula principal, são raríssimos e de beleza ímpar. A acústica, também impressiona, ante a idade da igreja, constituída por ânforas que foram introduzidas na construção das enormes colunas e, um pequeno furo nessas colunas fazia com que o som reverberasse nessas ânforas e retornasse harmonioso para o interior da Catedral. Um local incrível e cuja visita é imperdível, mormente porque lá também está em exposição uma obra rara, a imagem de uma virgem feita de ovos pintados, tradição do País, única obra que se permite fotografar no interior da Catedral.

Saídos da Catedral, percorremos as principais ruas da cidade, onde conhecemos a Ópera Nacional da Ucrânia, de 1901, do arquiteto Shréter, localizada na rua Volodimirsha, em estilo do renascimento francês. Nas suas cercanias está o Portão de Ouro, onde estava a entrada principal da antiga cidade, que permaneceu enterrado até o ano de 1834, quando foi descoberto e foi reconstruído em 1982, no 1500º  aniversário da cidade.

Ali próximo, vimos a Casa do Poeta, de 1911, do arquiteto P. Alioshin, hoje Sala de Conferências da Academia Nacional de Ciências e Museo Pedagógico. Passamos, também, pela  Universidade Nacional de  Kiev, construída entre 1837 e 1843 toda em Vermelho, com detalhes  em preto e branco, cores da fita da medalha do fundador da cidade.

E assim, passamos o resto da tarde caminhando pelas principais ruas de Kiev,  curtindo seus portentosos prédios, seus parques, destacando um monte, onde estava sendo projetado para construir um edifício mas, como a lei local não permite que se construa nada onde tem um parque infantil, a cidade se reuniu e, às pressas, construiu um no local com a ajuda de um artista que ainda reside num prédio velho nas cercanias além de artistas de vériios países, inclusive da França, e o parque está ali até hoje e com fotos mostraremos como ficou. Muito criativo.

No jantar, fomos num restaurante italiano, já indicado no Brasil. A Hosteria Pontagruel. Quem vier aqui, não pode perder. A entrada pedida pela blogueira, mussarela ao forno, com molho de tomate, speck e trufas, estava divina. Os rissotos, de frutos do mar e de mushrooms e a sobremesa, de sorvete italiano e azeite balsâmico de roma e um branco envelhecido da Toscana. Soberbo. Imperdível. Não percam quando vierem aqui.

Amanhã é dia de pegar a estrada e ir a Pechersk Lavra. Tudo contaremos aqui. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei. 


Prais às margens do Rio Dnipro, que corta Kiev

Monastério Dourado Mijáilovskiy, Kiev

Idem

Igreja San Andrés

Muros decorados por artistas no jardim de infância construído para evitar construção de prédio


A blogueira, no parque projetado pela cidade e pelos artistas para evitar a construção de um prédio

Esta e a próxima, do mesmo parque


Catedral Santa Sofia, Kiev

Santa Sofia, imagem feita com ovos pintados

Prédios da  Khreschatyk, principal rua de Kiev

Calçadões, da mesma rua principal de Kiev

Monumento à liberdade da Ucrânia

Praça da Liberdade

idem

Hotel Imperial Palace, onde estamos

Praça no centro de Kiev

Ópera nacional da Ucrânia, Kiev

Portão de Ouro, antiga entrada da cidade

Esta e as duas próximas fotos mostram o comportamento dos motoristas em Kiev - Estacioamento nas calçadas




Mostra da arquitetura dos prédios nas principais ruas de Kiev

Monastério Dourado Mijáilovskiy




2 comentários:

  1. Adoro ver vocês nas fotos!
    Assim mato as saudades!
    beijocas


    blog Café das Quatro
    www.cafedasquatro.com

    ResponderExcluir
  2. Caríssimos Narcísio e Direlei.
    Pela fotos dos carros nas calçadas, será que não estamos no mesmo país???? RS.
    Bela viagem, meus caros!
    Beijos.
    Paulo e Heloisa

    ResponderExcluir