quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Riga por inteiro

Seguidores e Seguidoras,


Hoje dedicamos o dia para conhecermos Riga mais a fundo visitando, inclusive, seus principais monumentos históricos.

Ontem à noite já havíamos visitado a Igreja de São Pedro, onde assistimos um magnífico show de música clássica apresentado por uma orquestra de adolescentes, mas que atuaram como profissionais. Impressionou a apresentação solo feita por um violinista, um flautista e  um saxofonista, os quais, apesar de muito jovens e da igreja lotada, tiveram um performance impressionante.

A Igreja de São Pedro, hoje de tijolos vermelhos, foi construída, primeiramente, em 1209, de madeira e depois em pedra. Um elevador em sua torre permite uma visão panorâmica fantástica dos telhados da cidade velha e do grande rio Daugava, que a corta. Ao lado da igreja foi erigido um monumento aos animais cantores de Bremen, cujo original já havíamos visto quando visitamos a cidade de Bremen, na Alemanha, quando voltamos a ser crianças em virtude do livro da história desses animais que havíamos lido.

Logo depois do café da manhã saímos para visitar o Castelo de Riga que fica às margens do Daugava. Reconstruído em 1991, é local de trabalho do Presidente da Letônia. De arquitetura simples, pouco impressiona.

Dali, fizemos um passeio pela margem do Rio Daugava até o atracadouro dos navios de cruzeiro que visitam a cidade. Diferente de Tallinn, aqui a estrutura é precária para o desembarque dos viajantes. Pelo menos até onde vimos, os viajantes desembarcam numa calçada, sem cobertura e sem estrutura de acolhimento.

Depois nos dirigimos para conhecer mais a fundo os parques ajardinados e com várias estruturas de lazer, que marcam a cidade de Riga, como mencionamos ontem. Nas bordas do grande parque encontramos a bela Catedral Ortodoxa do Nascimento de Cristo, a maior desta religião, na cidade. Serviu como restaurante e planetário, durante o regime comunista. Agora voltou a ser templo. A propósito, quando fomos lá se desenvolvia um culto. Como já dissemos anteriormente, é bem diferente das outras igrejas. Como não tem bancos, todos circulam livremente pelo recinto, inclusive os pregadores numa região mais reservada, sendo que o altar é fechado e só pode ser visto parcialmente, por uma porta estreita que só é aberta no horário dos cultos.

Dali passamos pelo monumento da liberdade, construído em homenagem à independência da Letônia e perante o qual, dois soldados, permanentemente em passos de ganso, a vigiam andando sintonizadamente de um lado ao outro da praça.

Passamos depois pela velha Pulvertonis, uma grande torre no centro da cidade, que fazia parte das antigas fortificações de Riga, datada de 1330, antes depósito de areia, depois depósito de pólvora. Hoje é o museu de guerra da Letônia.

Passamos, também, pela Praça Ratslaukums, onde está a prefeitura da cidade. Na Idade Média, esta praça foi um mercado. Foi destruída durante a Segunda Guerra. Hoje está completamente reconstruída, depois de ter sido usada, nos anos 1970, pelos soviéticos, para administração da cidade.

Em seguida fomos para a Dome Square, a maior praça de Riga, ao redor da qual estão a maioria dos cafés a céu aberto da cidade. Nela visitamos, a Dome Catedral, hoje em franco processo de recuperação. Data de 1211, construída pelo Bispo Albert e reconstruída várias vezes e hoje mistura o estilo renascentista tardio  com o gótico e o barroco. Destaca-se, também, seu famoso órgão, que se se sobressai na arquitetura conservadora e simples, da catedral.

No meio da tarde, como começou a chover e fazia frio, tomamos, a blogueira um chá e o blogueiro um café, acompanhado de algumas tortas deliciosas de um dos cafés do centro da cidade. Dali, fomos para uma das partes mais antigas da cidade, que fica próxima ao Castelo de Riga e onde, além do casario e igrejas antiquíssimas, uma delas de 1225, encontramos os Três Irmãos, um charmoso grupo de três prédios, de diferentes séculos, sendo que o mais velho data do século XV.

E assim é Riga. Muitos monumentos históricos,  grande áreas de construções da Idade Média bem preservadas, muitas praças com sua profusão de restaurantes e cafés, muitos parques ajardinados, ótima rede de hotéis e o povo com a discrição dos alemães, pelos quais foram colonizados, na antiguidade. É também uma cidade muito cara já que, como dissemos, uma moeda deles compra dois dólares. Recomendamos sua visita, já que é uma cidade turisticamente completa.

Amanhã nosso destino é Vilnius, na Lituânia, país que conheceremos mais a fundo, já que além da capital, iremos, também, visitar algumas cidades do seu interior. É assunto, porém, para as próximas postagens. Um beijo a todos. Narcísio e Dirlei.

Performance de orquestra de jovens na Igreja de São Pedro

Vista do grande Rio Daugava

O Castelo de Riga

Casario no centro de Riga

Prédio antigo na avenida às margens do Daugava

Catedral ortodoxa do Nascimento de Cristo

Bela construção no centro velho de Riga

Os Cantores de Bremen, ao lado da igreja São Pedro

Rua antiga, no centro velho de Riga

Os Três Irmãos

Casario no centro histórico de Riga

Nenhum comentário:

Postar um comentário