domingo, 9 de setembro de 2012

Tallinn, Estônia - Uma pérola

Seguidores e Seguidoras,

Primeiro, gostaríamos de avisar que conseguimos postar fotos que faltavam nas duas postagens anteriores. Vale a pena ver.
Hoje o dia amanheceu lindo, ensolarado, um prenúncio do que estava por vir. Foi dia de viagem de S. Petersburg para Tallinn, na Estônia, cerca de 400km distante, 55 minutos de viagem. É certo que o acanhado aeroporto de S. Petersburgo estava um caos em decorrência da greve da Lufthansa. Nosso voo, todavia, não foi afetado. Mas foi um voo diferente.
Primeiro, no ônibus que ia nos levar até o avião, acercou-se de nós um homem que dizia nos conhecer. Não o reconhecemos de plano. Depois de um pequeno papo fomos descobrir que era um sueco que conhecemos quando estávamos esperando um navio para nos levar a uma das ilhas da Suécia, que lá estava com sua família. Hoje, estava voltando para casa, via Tallinn e, por uma dessas coincidências impossíveis de se acreditar, voltamos a nos encontrar, agora aqui na Rússia. Vou apostar na loteria, porque isso não acontece todo dia.
Segundo, quando chegamos para embarcar, a bagagem que era de mão, teve que ser deixada um carrinho porque não cabia no bagageiro do avião, um pequeno turbo-hélice, tipo nosso Brasília, cuja última viagem num destes havia decorrido muito tempo, quando viajamos para Chapecó num semelhante. A viagem foi tranquila, salvo na aterrissagem que, decorrência do forte vento, dependemos muito da perícia do piloto para que isso ocorresse com segurança.
Aqui chegamos por volta das 16,00 horas, mesmo horário da saída de S. Petersburg, já que o fuso horário aqui na Estônia é de 06 horas em relação ao Brasil. Nos hospedamos num novíssimo cinco estrelas, o Swiss Hotel, numa suíte de frente para o mar. Um show.
Uma pequena descansada e fomos aproveitar o dia de sol para conhecer Tallinn. Maravilhooooosa. Uma tetéia. Hoje fizemos apenas uma volta de reconhecimento e pudemos perceber o quanto é linda e preservada. Ela foi pouquíssimo afetada pela Segunda Guerra e, por isso, o seu centro histórico está magnificamente preservado. A sua praça central, a Raekoja Platz, onde se concentrava o comércio da cidade, é de uma beleza sem par.
Dizem que Tallinn é a capital mais européia das antigas repúblicas soviéticas. Para começar, é a única que já trabalha com o Euro. Na região do hotel, que é a parte moderna da cidade, impressiona como tudo é novo, bem planejado e de última geração. O clima da cidade e seu povo, a língua e o alfabeto, tudo lembram a Europa, nunca a Rússia. Uma delícia de cidade, muito bem resolvida, com um nível de educação e tecnologia altíssimo. Amanhã teremos o dia todo para curtí-la melhor e mais profundamente e tudo postaremos aqui.
O jantar também seguiu no mesmo padrão. Foi no Goodwin Steak, cuja propaganda já tínhamos visto desde o aeroporto, o que foi confirmado pelo hotel. Como vínhamos de vinho todos os dias anteriores, hoje fomos de um chopp pilsen bem gelado, com um fillet chateaubriand medium, uma das melhores carnes que já comemos na Europa, só ombreando com aquela que havíamos comido em Leon, na Espanha e que já havíamos reportado para os mais chegados. Acompanhado de uma salada fresca de folhas verdes, fritas com mushroom e um pão quentinho. Huummm. Exageramos. Quem passar por aqui não pode perder.
Amanhã tem mais desta delícia de cidade. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei.

Entrada da cidade velha de Tallinn





2 comentários:

  1. Olá, quantas novidades! Depois desta descrição estou curiosa por mais fotos de Tallinn ... bjs Jossi

    ResponderExcluir
  2. Dr. Narcísio e Dirlei,
    Como sempre, o blog está impecável. As fotos e relatos fazem o leitor sentir-se realmente no banco de trás. Aproveitem bastante!
    Continuarei curtindo do lado de cá e torcendo que tenham belas surpresas e grandes momentos!
    Grande abraço, Diana.

    ResponderExcluir