quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Vilnius, Capital da Lituânia

Seguidores e Seguidoras,


Primeiramente gostaríamos de ressaltar com alegria o registro, como seguidoras oficiais do blog, das colegas de trabalho do blogueiro, a Larissa e a Aline. Sejam bem vindas e curtam.

Hoje foi dia de viagem entre Riga e Vilnius. Foi feita em cerca de 50 minutos num pequeno Fokker 100, da Air Baltic. Chegamos na capital da Lituânia por volta das 14,30 e, feito o transfer para o Hotel RadissonBlu (não recomendado porque distante do centro histórico e de qualidade muito inferior à dos inúmeros outros da mesma rede onde já estivemos, especialmente na viagem ao Reino Unido), no meio da tarde já estávamos indo conhecer Vilnius já que amanhã e depois iremos fazer incursões pelo País e sobrará pouco tempo mais para nos dedicarmos a ela.

Vilnius, é, sem dúvida, a menos atraente em relação às três cidades que já visitamos até aqui. Ela não tem personalidade. É toda assimétrica, não se podendo identificar claramente qual o seu centro, nem qual o estilo arquitetônico predominante em seu casario. Destaca-se, todavia, por pontos estanques e específicos, a saber:

A sua rua principal, a Gedimino, muito longa, mas toda remodelada, com calçadas largas, arborizada e com prédios de estilo clássico. Muitas lojas de grife, cafés e restaurantes, fazem dela uma rua muito agradável para se caminhar. Ali também estão concentradas várias instituições governamentais, o Teatro Nacional de Dramas, a Academia Lituana de Música e Teatro. Foi construída no ano de 1836.

A Rua Gedimino culmina numa enorme praça onde se destaca a Catedral de Vilnius e a Torre do Relógio. O local onde se encontra a Catedral já foi lugar de um templo pagão. No século 13, todavia, com a conversão do Gran Duque Lituano ao cristianismo, ali foi erigida a a catedral cristã. A maioria da construção que hoje se vê data de cerca de 200 anos passados. Ao redor da catedral existe um extensa área calçada, porém vazia. Poderia ter sido melhor decorada e aproveitada.

Bem em frente da Catedral, quase confundindo-se com ela encontra-se a Torre do Relógio. A sua parte inferior é do século XIV. Originalmente fazia parte da fortificação de um castelo que havia no local e foi convertida para torre do sino da catedral no ano de 1520.

Caminhando pela ruas do cidade histórica, vemos uma profusão da igrejas e várias regiões com casario histórico, dos mais diferentes estilos. Destaca-se, também, a Universidade de Vilnius, com grande concentração de estudantes de todo o País, estando as ruas permanentemente cheias de maioria jovem.

Pela beleza e simetria, destacamos a Praça da Prefeitura, o Town Hall,  em forma triangular e ladeada por casario histórico plasticamente bonito e bem preservado.

A cidade é cortada pelo grande Rio Neris,  sendo que na parte próxima do hotel, suas margens são ladeadas por grandes gramados verdes onde se desenvolvem atividades culturais e de lazer para a população.

Por hoje, foi o que vimos e curtimos. Nos próximos dias, no tempo que restar dos passeios ao interior do País, nos aprofundaremos mais e relataremos aqui. Amanhã nos dedicaremos à cidade de Kaunas. É assunto para outra postagem. Até lá. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei.

Rio Neris, que corta a cidade de Vilnius

Avenida Gedimino, a principal de Vilnius

A Torre do Relógio e a Catedral de Vilnius

Palácio do Governo

Mais uma das inúmeras igrejas da cidade

Praça triangular, defronte ao Town Hall, Prefeitura

Rua do centro histórico, com a Torre do Gediminas Castle ao fundo

Mais uma vista da Torre do Relógio e da Catedral







Um comentário:

  1. Agora, como oficiais-seguidoras do Blog, gostaríamos de agradecer o registro e dizer que estamos adorando a "carona" por esses lugares maravilhosos! Abraços! Larissa e Aline.

    ResponderExcluir