quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Montana - simpatia do povo e espaços abertos

Seguidoras e Seguidores,

Primeiro, a grande notícia: Hospedados no Hilton, em Missoula, norte de Montana, finalmente conseguimos postar as fotos dos dois dias de visita a Yellowstone, sendo 42 fotos referentes ao primeiro dia e 96, sim, 96 referentes ao segundo dia, já que Yellowstone merece. E as sequências do urso e uma de bisões passando na frente do nosso carro, são imperdíveis, além de todas as demais. Vejam. Temos certeza de que se convencerão de que vale a pena visitar este maravilhoso parque.

Hoje também queremos celebrar a volta do nosso amigo Nelson Mendes aos comentários e registrar a constante presença da Inês Santos e seu maridão, que nos comentários, abraçaram esta viagem como se fosse a sua próxima.

Hoje, o dia foi dedicado a um antigo sonho. Montana. Em livros, especialmente Colapso, de Jared Diamond, e por documentários e filmes como Nada é para Sempre, sempre tivemos o desejo de conhecer esta terra. Hoje realizamos o sonho.

Estado mais ao norte das Rochosas, Montana é cheio de montanhas altas, escarpadas, picos nevados, vales soberbos e planícies infindáveis que se estendem sob sua marca registrada, o 'big sky'. A Magnitude de seus espaços abertos e o temperamento positivo de seus habitantes, passados e presentes, levou o escritor, vencedor do Prêmio Nobel, John Steinbeck a escrever "Montana para mim parece ser o que um menino acharia que é o Texas ao ouvir os texanos. De todos os estados é o meu favorito, o meu amor".

A paisagem realmente nos impressionou logo de cara. Depois o seu simpático povo. De plano compreendemos o que são seus espaços abertos. Viajando cerca de 500 kms pelo Estado, você sempre tem montanhas muito ao longe e vales a perder de vista. Essa é a tônica. De vez em quando você sobe para ultrapassar a montanha para chegar em outro espaço aberto a perder de vista. 

Somente fomos envolvidos por matas e montanhas, já quase em Missoula, sede da Universidade de Montana. É que viemos conhecer o Vale do Bitteroot, do qual ouvimos falar no livro antes mencionado. É bonito, embora o autor do livro, emocionalmente, tenha-o descrito como o mais lindo do mundo. Suas cidades interioranas pelas quais passamos, parecem as cidades dos velhos filmes de far west, sem tirar nem por. Tiramos algumas fotos para ilustrar o aqui dito.

Quanto ao povo, é um caso à parte. Paramos num supermercado e, desde antes de entrar, já tinha alguém parando seus afazeres para sorrir e cumprimentar. E assim foi, com todos os contatos mantidos. Todos pareciam ser nossos amigos de longa data. Espontâneo e sincero. É a marca do povo daqui. Vale a pena conhecê-lo.

Para nós, visitar Montana tinha também uma carga emocional. Estamos gratificados. Assim, depende de cada um querer vir aqui.  Para nós valeu a pena. Para você......... .  

Amanhã, inciaremos a jornada rumo ao Atlântico, com coisas muito interessantes pelo caminho. Aguardem. Tudo estará aqui. Até. Beijos.  Narcísio e Dirlei.

Esta e as demais fotos resumem o que vimos em Montana, um pouco prejudicado por tempo nublado e chuvas esparsas


















3 comentários:

  1. Oi tio e Dirlei,

    Realmente as fotos trazem vida a descrição de vocês! Adorei! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Cenários de Filmes... lindas fotos, muito lindas!
    Beijos
    Mana Flávia

    ResponderExcluir
  3. Será que a d. Dirlei trará alguma receita nova ? :)
    Paisagens incríveis e realmente dá vontade de conhecer essa região dos Estados Unidos.

    ResponderExcluir