terça-feira, 3 de setembro de 2013

Parques, cultura, Bonde e tudo mais de São Chico

Seguidores e Seguidoras,


San Francisco, agora a íntima São Chico, nos impressionou muito positivamente. Agora, conhecida, a fundo se mostrou europeia, canadense e orgulhosa de si mesma, pouco americana. Como são belos seus prédios, suas colinas,  suas ruas colina onduladas morro abaixo, seus vastos parques com uma variedade de opções ambientais e culturais, seu mar, sua Golden Gate, seus Cable Cars dos séculos passados e, mais próximo do mar, ruas com calçadas largas onde tudo acontece, bem arborizadas e com moderníssimos prédios, fazendo o caminhar uma delícia.
É com este sentimento que amanhã a deixaremos. Não sem antes, hoje, tê-la curtido intensamente, inclusive seus exóticos motoristas de táxi. Sim, porque esta cidade, tão vasta, precisa de carro, de preferência, conversível porque nós, como pegaremos o possante só amanhã, tivemos que nos virar de bonde e de táxi. Valeu muito a pena. Começamos pelo Golden Gate Park e seu lindíssimo e bem cuidado Japanese Tea Garden, com seus pagodes, seus lagos com carpas, suas plantas em estilo bonsai, uma terapia para os olhos e para o espírito, como esperamos, as fotos façam justiça. Lá também, o Stow Lake, um lago, com uma grande ilha maior que ele e outra pequena, onde toda a família de San Francisco curte a natureza, com pedalinhos pelo lago e caminhadas, ou corridas em volta dele. Curtimos isso com vagar e intensamente. Lá destacam-se, também, o Conservatório de Flores, o Jardim Botânico e vários museus de ciência. Um lugar imperdível para quem gosta de beleza e natureza.
Impactante, todavia, é Presidio Park, uma área militar de uso de todos e onde se destaca o Palácio de Finas Artes e Exploratorium. A beleza plástica do lugar é estonteante. Construções magníficas só vistas antes na Europa. Pensávamos que lá estávamos quando admiramos toda a profusão de belezas, tantos nos seus prédios, lagos e jardins, como no privilegiado e bem cuidado casario que o cerca. Se apenas um parque puder ser visitado em San Francisco, tem que ser este e seu portentoso palácio.
Não era tudo, todavia. Mais uns passos à frente e lá estávamos nós, na marina, de frente para a Golden Gate e com um barco da famosa América's Cup, fazendo a competição de San Francisco, bem na frente de nossos olhos. Um lugar que ficará para sempre marcado em nossas mendes, especialmente a Golden Gate, quase à mão, um terço, apesar do céu azul, coberta com o fog que vem do pacífico, como donzela tímida, que só se mostra parcimoniosamente.  Quando vier aqui, vá lá, porque você voltará mais completo. 
De lá fomos para o centro de arte e cultura desta cidade, o Esplanade Garden, no Yerba Buena Center for Arts. A construção do subterrâneo Moscone Center, maior centro de convenções de San Francisco, anunciou o início dos ambiciosos planos para o Yerba Buena Gardens, hoje Yerba Buena for the Arts. Os jardins são cercados por prédios lindamente arquitetados, galerias de arte, centro de artes e teatro, centro de design e museu judeu contemporâneo. Um região riquíssima, sob todos os aspectos. Lá, após uma gostosa caminhada por todo o complexo, tomamos um café e saboreamos o respeito à cultura e ao belo deste povo de bom gosto aqui do oeste americano.
Culminamos  o dia com um passeio de Cable Car, o bondinho tão visto em filmes, subindo e descendo as ladeiras íngremes que marcam San Francisco. Quem vier aqui e neles não andar, sairá com algo a menos desta maravilhosa cidade.
Como prometemos ontem, seguindo dica da Raquel, nossa professora de Inglês, fomos jantar no Alioto's, no Fisherman's wharf. Acompanhados por um Chardonay de Santa Bárbara, fomos de camarão empanados à moda chinesa de entrada, o blogueiro de lagosta com recheio de crab (garangueijo típico daqui) e camarão e, a Blogueira, o prato típico de crab. O restaurante tem uma excelente vista desta bonita região da cidade, o serviço deixou um pouco a desejar pela demora o que acabou prejudicando, um pouco, o sabor da comida.
Enfim, para nós, macacos velhos da estrada, dois dias bastaram para conhecer esta cidade e se apaixonar por ela. Muito mais há prá ver, mas que  como já vimos em profusão noutros lugares, não nos interessou. San Francisco é bela, diferente, hospitaleira, aristocrática, única. Do que conhecemos até aqui dos EUA, é a que mais se aproxima do nosso gosto em termos de cidades que merecem ser visitadas. Não percam, pois, se puderem vir até aqui.
Amanhã pegaremos o possante, passaremos na bucólica Sausalito e depois gastaremos o resto do dia no famoso Napa Valley e seus vinhedos. Aguardem. Contaremos tudo aqui. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei. 
O bondinho onde viajamos, dando a volta manulamente

Idem

O Cable Car, típico de San Francisco

A beleza que cerca o Yerba Buena Center of Arts

A Blogueira, nos Jardins do Yerba


Mais belezas da região cultural do Yerba Buena

Barco do América's Cup, com performance aos nossos olhos

A Golden Gate, parcialmente tomada pelo Fog


As lindas construções do Palácio das finas Artes, no Parque Presidio

As privilegiadas casas da região do Palácio de Finas Artes

Mais ângulos da beleza do Palácio de Finas Artes



Ponte de 1893, do Lago Stow


Esta e próximas, paisagens do Stow Lake



Esta foto e as próximas, paisagens do belo Jardim Japonês, do Golden Gate park





Um comentário:

  1. Olá!
    Vejo que estão muito bem!
    Se as fotos já são lindas, imagino pessoalmente ... continuarei na carona ... bjos

    ResponderExcluir