segunda-feira, 2 de setembro de 2013

San Francisco - Aqui vamos nós

Seguidores e Seguidoras,


Depois de mais de nove horas até Atlanta e mais quase quatro até San Francisco, finalmente aqui estamos para o início de mais uma aventura, agora pelos Estados Unidos. A viagem foi feita pela Delta e nos impressionou positivamente. Saiu de São Paulo antes do horário previsto, avião novo, a poltrona da executiva muito boa, formando uma cama reta e firme, o que permitiu uma ótima noite de sono, com um ótimo travesseiro e uma boa coberta. O atendimento também foi bom, o mesmo se podendo dizer da comida. Na conexão em Atlanta, o voo também saiu no horário, foi a melhor executiva de voos internos que já tivemos e, no final, todas as malas chegaram sem problema. Por isso, recomendamos.

Chegamos em San Francisco por voltas das 11h30, hora daqui, com quatro horas de atraso em relação ao Brasil, nos hospedamos no Hilton Union Square, que é bom, mas não é dos melhores onde já nos hospedamos. Tomamos um bom banho, pegamos um mapa na portaria e fomos caminhar para desintoxicar da viagem. E como andamos. 

Passamos pelo região da Union Square, onde estão as melhores lojas de grifes do mundo e onde se concentra o mercado financeiro, com prédios moderníssimos e de altura a perder de vista. Pegamos a Grant Ave. que nos levou ao portal de entrada da Chinatown daqui. Estima-se que 25 mil imigrantes chineses tenham se estabelecido na Stockton Street durante a corrida do ouro, nos anos de 1850. Hoje o bairro evoca a atmosfera de uma vibrante cidade do sul da China, embora a arquitetura e os costumes formem um híbrido das culturas americanas e cantonesa. As fábricas, lavanderias e apertados apartamentos que deram a esta área o apelido de gueto dourado, deram lugar a lojas bem decoradas e áreas residenciais revitalizadas. O Chinatown Gateway, porta de entrada ao sul de Chinatown foi projetado por Clayton Lee e foi inspirada nas entradas cerimoniais das aldeias chinesas. A Grant Avenue está repleta de postes com cabeças de dragão, tetos curvos e lojas que vendem pipas, utensílios de cozinha, antiguidades, sedas e pedras preciosas. Um lugar muito interessante e, quem passar por aqui, tem que dar uma chegada lá.

Dali fomos conhecer a região chamada North Beach e onde se encontra a rua mais famosa da cidade, a Lombard Street, conhecida como a rua mais sinuosa do mundo. Construída num morro com inclinação natural de 27 graus, mostrou-se íngreme demais para a descida de veículo. Nos anos de 1920, um trecho perto do topo de Russian Hill recebeu o acréscimo  de oito curvas fechadas, sendo que cada curva é feita com um jardim multicolorido, especialmente com hortênsias, formando um visual magnífico, de baixo para cima, a rua ajardinada e, de cima para baixo, uma vista fantástica da cidade. Visita imperdível.

De lá, também a pé, fomos para o famoso Fisherman's Wharf. Os restaurantes italianos de frutos do mar substituíram a pesca como principal atividade econômica do local. Pescadores de Gênova e da Sicília chegaram ali no final do século XIX e criaram a indústria da pesca de San Francisco. Desde os anos de 1950, a área se tornou um ponto turístico, embora alguns barcos coloridos ainda saiam para o mar todas as manhãs. A especialidade do lugar é o delicioso caranguejo do Pacífico. 

O Pier 39 é o centro da área. Seus restaurantes e lojas tem ao fundo a baía, com Alcatraz, a prisão, e a Golden Gate. Reformado em 1978 para parecer uma vila de pescadores, o píer também abriga leões marinhos que vêm ali para tomar sol. Um espetáculo muito divertido. Com o casario típico, em dois andares, com passarelas as unindo parece um shopping muito movimentado, a céu aberto. Também imperdível. Amanhã pretendemos voltar lá para jantar. 

No final da tarde, voltamos, também a pé para o hotel, conhecendo mais uma região da cidade espremida entre Chinatown e o Financial  District.

A cidade nos impressionou muito bem, tendo em alguns aspectos semelhança com Vancouver, no Canadá, que adoramos. Esperamos que as fotos consigam retratar o que hoje vimos. Amanhã, dia inteiro para outras atrações desta cidade de belas colinas e seus bondes. Tudo estará aqui. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei.

típica rua de San Francisco - Colina com trilho dos bondes

Prédio do Financial District

Chinatown Gate

Chinatown

idem

Casario Típico de San Francisco

Praça Washington - O povo na tomando sol apesar do vento frio

O blogueiro, na Lombard Street

Lombard Street

Visão da cidade desde o alto da Lombard Street



Leões Marinhos, no Píer 39





Visão de navio passando próximo de alcatraz, desde o Píer 39

Profusão de Candies, no Fisherman's Wharf

Shopping a céu aberto, no Píer 39

Idem

Paisagem da beiramar do Fisherman's Wharf

Um comentário:

  1. Caros blogueiros,

    estaremos de carona acompanhando a aventura de vocês.
    Divirtam-se e boa viagem.

    Abraços.

    ResponderExcluir