terça-feira, 17 de setembro de 2013

YELLOWSTONE - 12 horas indescritíveis

Seguidoras e Seguidores,

Só vindo até aqui e ter a sorte que tivemos, para viver as emoções que vivemos nas 12 horas que ininterruptamente dedicamos a explorar o que Yellowstone tem de melhor. A conclusão a que chegamos. É o mais completo em termos de atrações, de todos os parques americanos que já visitamos, nesta e noutra viagem.

Começamos cedo, por volta da 8,15h. O céu azul prenunciava o que o dia haveria de ser. Primeira dica. Quando você estiver de carro ou de moto em Yellowstone e perceber um aglomerado de carros, luzes de freio freneticamente acionadas, carros parados sobre a pista de rolamento, pode preparar a câmera que tem animal selvagem na área. 

Nem bem andamos poucos kms e o fenômeno aconteceu, numa curva. Paramos onde pudemos e fomos para o meio do burburinho. Surpresa e coração batendo a mil. Um grande urso pardo, indiferente a nós todos, pastava num descampado, há pouco metros da estrada. Ver, pela primeira vez, um enorme urso selvagem, há poucos passos de você, não tem preço. Tiramos todas as fotos possíveis, admiramos aquela maravilhosa cena da natureza por minutos e seguimos viagem.  Logo em seguida, outro urso, ao longe, noutra margem de um lago, devorava um alce que havia acabado de matar. Natureza pura.

As principais atrações do parque estão próximas das estradas que o cortam. De acordo com o mapa que recebemos na entrada, e que estamos levando como sugestão de viagem para os nossos amigos Brandão e Eloísa,  tudo está praticamente num retângulo, meio irregular é claro, com um linha reta o dividindo em dois. Ontem fizemos o que estava na estrada do centro e uma parte do retângulo. Hoje completamos todo o circuito. Outra dica. Em pouco mais de uma dia e meio dá para conhecer bem Yellowstone, de carro ou de moto. Mas se você tiver 3 dias, haverá coisas suficientes para fazer também.

As atrações são todas interessantes, algumas inesquecíveis e sensacionais, como a Mammoth Hot Springs, com sua montanha de terraços de calcário branco construído pelos águas minerais, a Roaring Mountain, uma montanha fumegante rosnando do fundo da terra,  mud Volcano, o Grand Canyon de Yellowstone, as imperdíveis, no mesmo canyon, a Lower e a Upper Falls, sendo que a primeira e maior e está na entrada do canyon. Vários gêiseres, um mais interessante e impactante que o outro estão no caminho para serem descobertos. Num deles, o Mud Volcano, as explosões de água e vapor vêm de dentro de uma caverna na encosta de um monte. O barulho que faz, parece das profundezas do inferno. É só seguir o roteiro do mapa, que todos recebem na entrada do parque, e curtir intensamente..

O mais emocionante, porém, são os encontros com os animais selvagens. Com os bisões, são impactantes. Encontramos várias manadas deles na região que fica entre Canyon Village e Fishing Bridge. Como já havíamos visto em filmes e no Youtube, muitas vezes essas manadas invadem a rodovia parando todo o trânsito. Foi o que aconteceu hoje, várias vezes. Numa delas um grande touro desceu de uma escarpa no pasto e atravessou calmamente na frente do nosso carro. A sequência todos verão em fotos. Às vezes, tínhamos uma manada quase ao alcance da mão. Sensações indescritíveis. É só vir aqui para senti-las.

E os grandes alces, também deram seu espetáculo, especialmente no trecho Madison- saída West de Yellowstone. De alguns deles pudemos nos aproximar bastante, já que estão acostumados com o movimento dos carros e das pessoas. São lindos, especialmente os machos no auge das suas galhadas.

Como era dia de sol, o rio  e o grande lago Yellowstone estavam particularmente lindos, o mesmo ocorrendo com a paisagem típica de Yellowstone, na região onde encontramos mais bisões, além das montanhas rochosas ao fundo, formando sempre um espetáculo imperdível. Tudo estará retratado em fotos.

No fim da tarde, paramos mais uma vez em Old Faithful para ver um espetáculo que acontece em determinadas horas do dia. No caso, no final da tarde, por volta das 18h. A erupção de água e vapor do gêiser com o mesmo nome. Lindo. Uma explosão impressionante. Vale a pena estar lá no horário.

Enfim, um parque nacional completo, cheio de emoções para dar, inesquecível para nós e imperdível para quem vier a este país e puder visitá-lo. Terá um resumo de praticamente todos os outros. Altamente recomendado.

Amanhã será a vez de explorar Montana, que todos aqui, quando falamos que vamos para lá, suspiram e nos invejam. Tudo estará aqui. Até. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei.


Esta e as próximas fotos são da estrada Madison-Norris, do Yelowstone e do gêiser Steamboat 











Esta e as próximas são do encontro casual de um grande urso cinzento na estrada entre Norris e Mommoth Hot Springs, em Yellowstone





Esta foto é da Roaring Mountain entre Norris-Mammouth Hot Springs

Na mesma estrada, paisagens do lago onde encontramos um urso devorando um alce






Ainda entre Norris-Mamouth, cachoeiras, formações rochosas e outras belas paisagens





Esta e as próximas fotos são da magnífica Mammouth Hot Springs, em Yellowstone











Centro do Village de Mammoth Hot Springs

Esta e as próximas são paisagens da estrada de saída norte do Parque Yellowstone


Manada de Bisões que encontramos na estrada Mammouth Hot Springs e Tower-Roosevelt, no norte de Yellowstone


Árvore petrificada perto de Tower-Roosevelt

Paisagens típicas de Yellowstone na região entre Tower-Roosevelt e Canyon Village (Montanha Dunraven, com 2700m de altitude)





Esta e as próximas são do Canyon de Yellowstone e suas duas lindas quedas, a Lower e a Upper Falls











Esta e as próximas são do lindo Rio Yellowstone e das pradarias com manadas de bisões, entre Canyon Village e Fishing Bridge






Esta e as próximas fotos são uma sequência de bisões atravessando a estradas na frente do nosso carro, entre Canyon Village e Fishing Bridge









Esta e as próximas são do Sulphur Caldron, na mesma estrada



Rio Yellowstone

Esta e as próximas são do Mud Volcano, inclusive de sua caverna que ruge fumaça e expele água





Placa explicativa do aumento da temperatura das águas da cratera, nos últimos anos


Esta e as próximas são do majestoso Yellowstone Lake





Esta e as próximas fotos são da explosão, com hora marcada, do gêiser Old Faithful


Em Yellowstone, quase sempre você tem a impressão que a estrada está pegando fogo

Mais paisagens e animais na saída west de Yellowstone





Um comentário:

  1. Nunca tivemos grande vontade de conhecer os USA mas seus relatos e fotos estão nos deixando com água na boca e nem preciso estudar muito a região, é só fazer um roteiro igual ao de vocês.
    Parabéns por mais uma encantadora viagem.

    Abraços

    Inês e Carlos

    Responder

    Anônimo17 de setembro de 2013 15:37
    Meus Caros Amigos Desbravadores,

    Estou com vocês desde o primeiro minuto dessa magnífica viagem.
    As gigantes e milenares sequoias, a beleza dos Parques e montanhas com suas pedras furadas e em "movimento", os animais selvagens cumprimentando e encantando os viageiros e a todos ao longo da rodovia, as pequenas e bucólicas cidades ali implantadas, os lagos azuis, e presença do solitário e destemido pescador de salmão em território de ursos, deixam no plano secundário qualquer eventual cansaço na boleia dos milhares de quilômetros já percorridos.
    Feliz continuação da jornada.
    Abraços do amigo,
    Nelson Mendes

    Responder

    Paulo Hanauer18 de setembro de 2013 10:45
    É preciso tomar fôlego para ver todas essas fotos.Espetacular!
    O governo americano deveria premiar vocês por mostrarem paisagens e cenas incríveis do país e ainda incentivar o turismo para EUA!
    Muito legal.

    Responder

    Paulo Hanauer18 de setembro de 2013 10:48
    Ah! E os bisões são enormes! Eles ocupam quase o lado de uma pista inteira. Sempre os vejo em documentários, mas não tinha essa noção de escala...são realmente grandes.

    Responder

    Anônimo18 de setembro de 2013 13:50
    Jesus! É de tirar o fôlego. Paisagens maravilhosas, estou emocionada só em vê-las, imagine vocês aí, presenciando tudo ao vivo. Beijos, bons passeios....
    Mana Flávia

    Responder

    Anônimo18 de setembro de 2013 15:06
    Entrou na lista de "lugares a conhecer", é incrível!

    Beijos,
    Samantha.

    Responder

    Inês Santos18 de setembro de 2013 16:53
    Enlouquecemos quando um alce entrou na estrada quando íamos para Talinn, imagino então o que vocês sentiram vendo tantos e tão magníficos animais. Parques incríveis, fotos maravilhosas, parabéns pelo roteiro.

    Abraços

    Responder

    ResponderExcluir