sexta-feira, 15 de agosto de 2014

RIO DE JANEIRO E O THE OLD WOMAN

Seguidores e Seguidoras,


Como aperitivo para a viagem do mês de setembro pela Europa e que logo estará aqui apresentada, aproveitamos que a peça The Old Woman, de sucesso mundial e estrelada por Mikhail Baryshnikov e Willem Dafoe, estava em cartaz no Rio de Janeiro, resolvemos dar uma chegadinha lá de 08 a 10 de agosto, com o objetivo de também curtir a cidade. O blogueiro já havia estado lá a trabalho, no início da década passada e a blogueira, apesar de conhecer boa parte do mundo, por diversas razões, especialmente de falta de segurança, ainda não havia ido lá. 

O ensejo também foi aproveitado para comemoração do aniversário da blogueira e o foi em grande estilo. Aproveitamos uma promoção do Copacabana Palace e lá nos hospedamos. De plano, recebemos um upgrade por conta do aniversário e, de uma pequena suite voltada para a cidade acabamos por ficar numa enorme, com quatro ambientes, voltada para a famosa piscina do Copa e para a praia de Copacabana. Um luxo.  

Como já nos hospedamos  em muitos dos melhores hotéis do mundo e, por isso, nosso olhar crítico é muito severo, achamos que o custo benefício do Copa não vale a pena. É muito caro, comparado aos similares mundo afora, tem um hall de entrada bem acanhado e apertado para o check-in, está precisando de um upgrade em suas dependências e decoração e o café da manhã é bom mas nada de excepcional. Possui três restaurantes dos quais experimentamos apenas o Cipriani, de cozinha italiana. Possui também, um de cozinha asiática e outro francês. O serviço nos restaurantes e de quarto mostraram-se à altura de um cinco estrelas.

Curtimos também a pérgula da piscina com os snacks por eles servidos mas, como o tempo estava frio e nublado, não nos encorajamos, como fizeram os gringos, de nela entrar. Um lugar muito bonito e tradicional, de muitas histórias e escândalos do jet set internacional.

No dia 08 à noite fomos assistir a peça The Old Woman, que estava em cartaz no teatro da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Ficamos no camarote 2, de frente para o palco, onde ainda encontramos lugares vagos quando resolvemos comprar no domingo anterior, ao sabermos da peça por meio da revista Veja. Para começar, só abriram as portas cerca de dez minutos depois do horário previsto para a peça começar. Disseram que foi a pedido da produção. O camarote é de todo desconfortável, tanto as suas poltronas quanto o espaço para pernas exigindo das pessoas mais altas que assistissem a peça de lado, porque era insuficiente.

Quanto à peça, a performance dos dois atores foi magnífica, a produção diferente, com iluminação de grande complexidade. A trilha sonora também agradou merecendo reparos apenas o texto, bem alternativo, com muitas e, às vezes, cansativas repetições dos mesmos diálogos, tanto no momento da performance como quando retornavam repetidas vezes no curso da peça. Típico das peças do autor Robert Wilson. Um espetáculo, todavia, de alta qualidade e que vale a pena ser visto.

O dia dedicado à cidade do Rio foi o sábado. Faltou-nos um pouco de sorte, porque o dia amanheceu muito nublado. Demos uma longa caminhada no famoso calçadão da praia de Copacabana e, no período da tarde, como as nuvens estavam baixas, encobrindo o Cristo, desistimos de ir no Corcovado e fomos ao Morro da Urca e no Pão de Açúcar. Lá pudemos constatar como a beleza plástica do Rio é exuberante, isso com o templo nublado. Com sol deve ser irresistível.  Lá de cima tivemos uma privilegiada vista das principais praias da cidade, como a do Flamengo, do Botafogo com sua baía cheia de barcos, de Copacabana, Ipanema, etc.  Um visual fantástico.

Após a descida, nosso motorista o Ênio, o qual recomendaremos mais adiante,  fez um city tour conosco pelo Parque do Flamengo, Sambódromo, depois fomos ver os Arcos da Lapa, a moderna Catedral do Rio com sua arquitetura diferente e seus amplos vitrais. Depois percorremos o centro histórico do Rio, cuja belo casario está precisando de uma boa reforma e conservação, suas famosas praças, o Teatro Municipal, já restaurado, a Biblioteca Nacional, ainda em reforma, e todos os demais prédios importantes das cercanias da Praça Floriano. Terminamos a visita do centro histórico, tomando um gostoso café na famosa  e imperdível Confeitaria Colombo, com seus pastéis, empadas, tortas e todo tipo de lanche. Enfim, apesar do pouco tempo, tivemos uma visão bem ampla do que é o Rio de Janeiro. Lá certamente voltaremos com mais tempo e com sol.

No Restaurante Cipriani, do Copa, jantamos em alto estilo para comemorarmos o niver da Blogueira. Entradas de foie gras e vieiras grelhadas com um coquetel de champagne e, de prato principal, um linguini com lagosta para a blogueira e um rissoto de lagostin para o blogueiro, tudo perfeitamente harmonizado com um Pouilly Fume, 2011, divino. Um gran finale.

Todos os transfers e passeios no Rio foram feitos pelo motorista e guia Ênio Chaves, que fala bem o inglês e o francês, atende  num Ford Fusion preto, e cuja simpatia e conhecimento da cidade nos faz recomendá-lo para quem precisar desse tipo de serviço quando for visitar o Rio de Janeiro. Ele poderá ser contatado pelos telefones (55-21) 99913-3498, 7893-7541 e 2205-3605 e e-mail chavesenio@bol.com.br.

Enfim, foi um final de semana cheio, para comprovar "que o Rio de Janeiro continua lindo", sendo um bom aperitivo para a viagem que faremos em Setembro, de carro, no nosso costumeiro estilo, pela Rep. Tcheca, Eslováquia, Eslovênia, Croácia e finalizando em Atenas. Promete muito. Em breve estará aqui apresentada. Até. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei.


A famosa piscina do Copa

A Blogueira fazendo seu lanche na pérgula da piscina

A visão da piscina e da praia de Copacabana desde a nossa suite

A blogueira na frente do Copa

Esta e as próximas são as visões do Rio desde o Morro da Urca e do Pão de Açúcar


Calçadão e Praia de Copacabana

O blogueiro, na frente do Copa

Esta e as próximas - Visões do Rio desde o Morro da Urca e do Pão de Açúcar










Os Arcos da Lapa

O Teatro Municipal do Rio


Os famosos vitrais da Catedral do Rio





Interior da Catedral do Rio

Praça Floriano

Confeitaria Colombo

Catedral do Rio vista de fora

Mais Arcos da Lapa

Paisagens do Rio




Um comentário:

  1. Dr. Narcísio, mal posso esperar para saber as impressões que vocês blogueiros terão da Croácia - um país que eu tenho muita curiosidade de conhecer.
    Desejo desde já uma boa viagem!
    Abraços, Maria Emília.

    ResponderExcluir