domingo, 7 de setembro de 2014

Karlovy Vary, Marienbad, Pilsen

Seguidores e Seguidoras,
Ontem foi o dia mais completo e fascinante da viagem até aqui. Conhecemos duas estâncias termais, uma mais diferente que a outra, Pilsen, a cidade da cerveja e terminando o dia instalados no conto de fadas chamado Cesky Krumlov. 
Ao acordarmos nos demos conta do quão importante é o Grandhotel Pupp, onde nos hospedamos em Karlovy Vary, para a cultura local. Fomos até a sacada da parte frontal do hotel e lá vimos vários grupos de turistas parados para fotografa-lo. Havíamos visto isso antes no Le Negresco, de Nice e no Copacabana Palace. Acho que fizemos a melhor escolha. Depois de um bom café da manhã, dia de sol, fomos conhecer melhor a aristocrática Karlovy Vary. Uma estância termal chic, com um rio canalizado no vale e dois grandes calçadões de cada lado, com prédios antigos muito bem cuidados e decorados na base e pendurados nos morros. Um mais clássico e lindo que o outro. Tudo está concentrado na longa extensão desse vale.  
Contam que foi Carlos IV que descobriu uma das fontes de água mineral que fariam a fortuna da cidade quando um de seus cães de caça caiu em um poço de águas termais. Em 1522 foi divulgada uma avaliação médica sobre as fontes  e no final do século 16 mais de 200 estações de água haviam sido construídas - vary significa fontes termais. Hoje há 12 fontes. A mais conhecida é a Sprudel, que sobe 12 metros e é também a mais quente, com 72 graus.  Sua água é recomendada para problemas digestivos. 
A cidade também ficou famosa pela porcelana Karlovy Vary e pelo vidro Moser, além dos concertos de verão e outros eventos culturais. Entre os eventos históricos destaca-se a igreja de Maria Madalena, construída no estilo barroco por Kilian Ignaz entre 1732 e 1736. As suas colunatas projetadas no século 19, impressionam pela sua decoração e grandes espaços vazios para deleite do povo que visita a cidade. Esperamos que as fotos dêm uma ideia do que são. 
Quando nos dirigíamos para pegar o carro no estacionamento do Pupp assistimos um espetáculo folclórico de um grupo local que iria se apresentar no Festival de Folclore que aconteceria no dia seguinte na cidade.
Karlovy Vary, que se compara a lugares como Baden Baden, na Alemanha e com Campos do Jordão, é sem dúvida um lugar para deleite, descanso, prazeres, compras, comer e beber e todos os prazeres imagináveis e inimagináveis. Vale demais a visita. 
De lá numa estrada que serpenteava um rio no fundo do vale, com muito verde, escarpas montanhosas e pitorescas cidades no caminho, nos dirigimos para Marianske Lazne ou Marienbad, outra famosa estância termal da região. Cerca de 40kms uma da outra. Lá chegando, a realidade era totalmente diferente. Se uma era urbana e concentrada, esta era desconcentrada, com suas atrações deslumbrantes salpicadas por grandes parques e áreas montanhosas. Se em Karlovy Vary estava tudo junto, em Marienbad passamos pelo centro comercial também com prédios clássicos e bem decorados. Nada, porém, que lembrasse águas termais. Como sabíamos que existiam, inclusive com prédios de arquitetura marcante, com suas colunatas magníficas, estacionamos o carro e saímos à procura. A encontramos ao fundo de uma grande e lindo parque, no alto, próximo da montanha. Lá chegando já fomos brindados com um espetáculo de música e águas na fonte que enfeita o local. Seus monumentos, prédios e hotéis estão perfeitamente integrados na natureza. Necessário, todavia, muita perna para conhecer tudo. Não é para os fracos. 
A elegância dos hotéis, parques e jardins de Marienbad atingiu seu auge na virada do século 20, quando a cidade era local de passeios de príncipes e reis. Suas águas medicinais eram conhecidas já no século 16, mas o balneário  só foi fundado no fim do século 19. Até hoje suas águas e seus banhos de lama são bastante procurados para o tratamento de todos os tipos de doença.  
A maioria dos edifícios das estações termais data da última metade do século 19. E alguns ainda surpreendem, como a grandiosa colunata de ferro fundido com afrescos de Josef Vyketel. Diante dela está a 'fonte cantante', cujos jatos de água são controlados por computador. Um espetáculo que emociona. Também foram construídas igrejas de todos os credos, como a evangélica em 1857, a anglicana em 1879 e a ortodoxa russa, de S. Vladimir, em 1902. A história do balneário está retratada na Casa da Uva Dourada, onde o poeta alemão Joham Wolgang von Goethe ficou hospedado em 1823. Entre os artistas que vieram tratar-se ali no século 19 destacam-se Weber, Wagner e Bruckner e os escritores Ibsen, Gogol, Mark Twain e Rudyard Kipling. O rei Eduardo VII era frequentador assíduo do Marienbad. Em 1905, ele aceitou inaugurar o campo de golfe, o primeiro da Boêmia, apesar de detestar o jogo. Hoje vários campos de golfe se proliferam no alto das montanhas próximas, com hotéis cinco estrelas, e pelos quais passamos na viagem rumo a Pilsen. Um lugar lindo, agradável numa perfeita harmonia entre natureza, cultura, lazer e progresso. Visita recomendada.
Pilsen, capital regional do oeste da Boêmia e segunda maior cidade de região depois de Praga, é mais conhecida como lar da Cervejaria Pilsner Urquell e cuja visita só vale em homenagem à inigualável cerveja lá produzida. Como no verão a adoramos, especialmente em deliciosos happy hours, fomos até lá prestar nossas devidas homenagens e o fizemos conhecendo o Museu da Cervejaria que oferece um vislumbre de como a cerveja era produzida antes da fundação de Prazdroj ou Pilsner Urquell. Os destaques incluem a reprodução de um bar do século 19, uma enorme caneca da Sibéria e uma coleção de bolachas de chope.  No final da visita recebemos um vale chopp mas como iríamos viajar logo em seguida, fizemos questão de gastá-los na noite de Cesky Krumlov, cidade seguinte a ser visitada.
Pilsner tem uma grande praça, com a catedral ao centro, com um belo casario ao seu redor só que necessitando de melhores cuidados. Tem um potencial a desenvolver. Hoje, salvo pela homenagem à cerveja, não vale a visita, tudo agravado porque estava toda em obras. No futuro, quem sabe.
Chegamos em Cesky Krumlov no fim da tarde. Como o hotel recomendado pela nossa amiga Cristine Angulski estava ocupado, acabamos ficando no único cinco estrelas da cidade, o Hotel Ruze, numa enorme suíte com várias janelas com vista para o Castelo.
A cidade é um conto de fadas e isso relataremos na próxima postagem. Noite com céu azul e lua quase plena, a cidade se mostrou muito linda e charmosa, mais do que de dia. Para acompanhar a cerveja Pilsner entendemos que uma pizza seria ideal. No restaurante Nonna Gina, na Klasteni Ulice, 52, comemos, sem dúvida, as melhores pizzas que já experimentamos em viagem. Uma de salame e outra de rúcula com parmesão. Divinas, ainda mais acompanhadas da amarga Pilsner. Tiramisú de sobremesa. Como o restaurante fica no outro lado do rio, o retorno para o hotel com  tudo mais iluminado com a luz do luar, fez a noite mágica.
Na próxima postagem relataremos a visita à cidade, já que esta postagem não pode ser feita em função do péssimo sinal de internet do Hotel. Em breve atualizaremos.
Aproveitem os lugares que visitamos por meio das fotos abaixo. A próximo postagem será imperdível pelo que vivemos hoje. A Rep. Tcheca é surpreendente. Aguardem. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei. 
Visão de Karlovy Vary desde a nossa suíte do Granhotel Pupp


Gran Hotel Pupp

Esta e as próximas são da linda Karlovy Vary







Colunata de ferro


Colunata de concreto

Caneca para tomar água pela alça

Dança folclórica local


Gatos caneca com alça como bebedouro

Interior das colunatas



O nosso possante, companheiro de viagem

Esta e as próximas são de Marienbad




Foto do castelo de Cesky Krumlov, à noite(as fotos  saíram do download fora de ordem)

Uma das Pilsner que acompanhou as pizzas

O Castelo de Cesky Kremulov, à noite

Antiga máquina de fechar cerveja, no Museu da Cervejaria em Pilsen

Catedral de Pilsen

Casario da praça de Pilsen


As Colunatas de Marienbad


Os prédios clássicos de Marienbad

Mais uma foto da praça de Pilsen

Foto da Igreja de Karlovy Vary

Colunata de Marienbad


O rico interior da colunata de Marienbad

O show da águas cantantes de Marienbad

Colunata de Marienbad





A fonte cantante, um espetáculo


Marienbad


Os parques de Marienbad

Um comentário:

  1. Queridos Narcício e Dirlei
    Pelas fotos e pelos comentários, esta será mais uma viagem maravilhosa. Estou aqui acompanhando diariamente, muitas vezes pelo celular. Bebam umas cervejinhas por mim (e vinho também).
    Abração, do Zucco.

    ResponderExcluir