terça-feira, 9 de setembro de 2014

Patrimônios da Unesco na Eslováquia-Levoca, Castelo e Convento de Spiss e Basnka Stiavnica

Seguidores e Seguidores,

Nosso início de dia hoje não poderia ser mais marcante. Quando abrimos as janelas da suíte do Kempinski onde nos hospedamos o céu estava azul o que fez com que as montanhas ao fundo mergulhassem no lago à nossa frente. Uma paisagem de tirar o fôlego e que estará nas fotos desta postagem.
Depois de um ótimo café da manhã saímos em direção ao oeste da Eslováquia para conhecer seus tesouros declarados Patrimônio da Unesco. Começamos pela pequena cidade de Levoca, como era a Eslováquia no século 13. Tombada pela Unesco, é uma das poucas cidades que ainda tem defesas antigas praticamente intactas. Altas muralhas medievais cercam os prédios e travessas da cidade velha. No centro de tudo fica o orgulho do acervo arquitetônico e de arte religiosa do país, a gótica Igreja de São Jacó, construída nos séculos 14 e 15, impressionando seu altar de 18 metros de altura. Na Idade Média, o rei da Hungria convidou saxões para colonizarem as terras fronteiriças, e Levoca foi o coração da resultante região eslavo-germânica de Spis e um dos centros de peregrinação mais importante do país.
Para quem tem nosso espírito aventureiro, vale uma passada na cidade, mesmo porque é a região dos Parques Nacionais mais importantes do país, com várias opções de aventuras.
Dali fomos para Spisské Podhradie, sede de dois patrimônios da Unesco. A vila eclesiástica medieval e o Castelo de Spis. Este, datado pelo menos do século 13 e seu vasto complexo de ruínas coroam um espinhaço acima de Spisské Podhradie. Sua reivindicação à fama  como um dos maiores castelos da Europa parecerá correto quando você o explorar. Entre os destaques está a subida da torre central para vistas espetaculares da região. Lá encontramos turistas de várias partes do mundo, especialmente chineses que, aos poucos, estão invadindo a Europa.
Ali perto, na mesma cidade, também no alto de um morro fica o Convento de Spis, um complexo católico do século 13 cercado de muralhas do século 16 e ainda em atividade. O ponto alto é a Catedral de São Martinho, de 1273, que se eleva acima das casas góticas pitorescas e contém alguns altares notáveis do século 15.
Dois patrimônios da humanidade numa mesma cidade que justificam a visita para quem está na região.
Dali, saindo da região dos Altos Tatras, entramos naquele que é tido como o parque nacional mais lindo da Eslováquia, o Slovensky Raj, com cachoeiras trovejantes, desfiladeiros escarpados e densas florestas. Como na região, dá sol de manhã e no meio da tarde a umidade dos parques produz tipo trovoadas de verão religiosamente todo dia, de carro fomos até a vila de Podlesok, no coração do parque, para ter uma ideia dessa beleza, que se confirmou. Em função da chuva não tiramos fotos mais suas imagens ficaram gravadas nas nossas mentes e compartilharemos nos contatos pessoais.
Como o dia era cultural, e a Eslováquia do seu centro para o oeste é rica nisso, começamos a retornar e agora, no coração do país, mais ao sul, estamos em Banská Stiavnica, uma região montanhosa, cheia de lindos vales e rios, muito arborizada.
Deleite medieval preso no tempo, Banská Stiavnica chegou ao auge no século 16 com acervo arquitetônico de destaque internacional e cresceu até se tornar a terceira maior cidade do antigo Império Húngaro. Foi um grande centro minerador sendo hoje a sexta maior cidade da Eslováquia e tem atrações que combinam bela arquitetura medieval e um instigante mergulho no passado comunista do país. O ponto fraco é a precariedade dos seus hotéis, tanto que estamos hospedados num apartamento particular que no Booking constava como o melhor hotel da cidade.
Amanhã continuaremos a explorar mais tesouros deste enigmático país e certamente chegaremos na Capital Bratislava. Para os leitores, certamente a Eslováquia será outra, depois dos nossos relatos. Tudo de amanhã também aqui estará, se a internet permitir. Sintam um pouco do que sentimos com as fotos que seguem. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei.
As montanhas mergulhadas no lago da nossa vista da suíte do Kempinki




A fachada do Gran Kempinski das montanhas do Alto Tatras, onde nos hospedamos

Esta e as próximas são de Levoca, Patrimônio da Humanidade










Os muros medievais de Levoca





Torre dos muros de Levoca


O Castelo de Spis, Patrimônio da Unesco

Spisské Podhradie, a cidade onde fica o castelo




O Convento de Spis, Patrimônio da Unesco






Esta e as próximas são de Banska Stiavnica, Patrimônio da Unesco









2 comentários:

  1. As fotos continuam "dando um banho"! Usando expressão do face: CURTI!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. lugares lindos, precisam entrar numa próxima lista..., parabéns pelas fotos e relatos

    ResponderExcluir